10 Escolas Municipais de Iturama são contempladas com o Programa Nau dos Mestres

10 escolas nau
Escolas do nosso município foram contempladas com o Programa Nau dos Mestres, uma ação da AES Tietê em parceria com a Prefeitura Municipal de Iturama e Secretaria Municipal de Educação. O Programa foi apresentado pelo coordenador Junior Ribeiro em reunião, na sede da Secretaria de Educação.

O encontro contou com a participação de todos os diretores, coordenadores escolares, secretário e supervisores da Secretaria de Educação.

“Nau dos Mestres” é um programa educativo da Editora Evoluir, que visa mostrar para a criança o universo da ciência de uma forma divertida, aguçando a curiosidade e estimulando a descoberta, por meio de desafios e jogos, integrando alunos e educadores”.

Durante o encontro, o coordenador Junior Ribeiro evidenciou a importância do programa que objetiva ensinar de forma diferente e criativa.

O nosso município foi contemplado com o Programa Nau dos Mestres, que atenderá 10 escolas municipais. Cada escola envolvida receberá 1 (um) laboratório.

Esse laboratório é composto por quatro caixas: Merlim, Leonardo da Vinci, Apolo e Gaia. A caixa do mestre Merlim aborda temas relacionados à química e física; Leonardo traz experiências ligadas à geometria, aerodinâmica e movimentos; o mestre Apolo trabalha temas relacionados à energia e à luz; enquanto Gaia tem sua temática ligada aos ciclos e elementos da vida, preservação da natureza e biologia.

Cada caixa acomoda 30 sacolas com materiais necessários para a realização das missões correspondentes a cada um dos quatro mestres: Apolo, Merlim, Gaia e Leonardo da Vinci.

Pensando na facilidade de reposição, todos os materiais do acervo são de baixo custo e podem ser encontrados em mercados, farmácias ou lojas de materiais para construção.

Além das caixas, quatro livros — um para cada mestre — completam o acervo e apresentam os experimentos na forma de desafios. A cada história surge um novo desafio que os alunos devem cumprir e, assim, aprender de forma prática e lúdica conceitos de física, química e biologia.

A Nau dos Mestres conta ainda com um acervo de materiais de uso comum como canetinhas hidrocor, tinta guache, fitas adesivas, tesouras e papel, permitindo variações nas atividades propostas e até mesmo a criação de novos projetos.

O programa inclui a capacitação de professores e o acompanhamento da evolução dos alunos.

Diante do princípio de que o aluno traz consigo um desejo inato de descobrir e criar e que o processo de ensinar deve ser prazeroso, a Secretaria Municipal de Educação acredita que o Programa Nau dos Mestre colocará o aluno na posição de protagonista de sua própria aprendizagem e se sente agradecida pela oportunidade de participar do programa de forma efetiva, não deixando nenhuma escola do Ensino Fundamental sem participar.

Durante a reunião, foi nítida a satisfação de todos em relação à dinâmica do programa.

O primeiro encontro para entrega do laboratório e apresentação do programa aos professores acontecerá ainda em maio e trará grandes novidades.