Alunos da rede municipal fazem avaliação de desempenho escolar de acordo com o projeto “Educação em Ação Avaliar para Avançar”!

avaliacao desempenho escolar
A Secretaria Municipal de Educação avaliou nos dias 13 e 14 de novembro os alunos do 4º e 6° ano da Rede Municipal de Ensino.

Foram avaliadas as disciplinas Matemática e Língua Portuguesa em consonância com os descritores da Prova Brasil, Provinha Brasil e ANA do 3º e 5º anos.

As avaliações foram elaboradas pela equipe do Setor Pedagógico da SME e aplicadas com a colaboração de toda equipe de supervisores da Redede Ensino.

O Sistema de Avaliação Municipal de Ensino atende a necessidade de realizar um acompanhamento sistemático dos resultados diagnosticados a fim de redirecionar as políticas públicas educacionais municipais, bem como fornecer às escolas municipais um importante mecanismo para traçar intervenções e diversificar a prática pedagógica.

Assim, essas avaliações propiciarão não só o diagnóstico e o replanejamento de ações, mas também o preparo do aluno para as avaliações Sistêmicas e os necessários investimentos na qualidade do ensino da rede municipal e no crescimento profissional dos educadores, que terão seu desempenho avaliado e valorizado.

Ao todo, foram avaliados 424 alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I e 112 do 6º ano do Ensino Fundamental II.

Com essa prática, o município atende a Meta 5 do Plano Decenal de Educação que prevê a utilização de instrumentos de avaliação periódicos e específicos do MEC para aferir a alfabetização das crianças.

Ao avaliar o progresso dos alunos na aprendizagem, a SME obtém informações importantes sobre o trabalho realizado pela equipe de professores e gestores.

A correção e tabulação final são realizadas pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação, que, em seguida, repassa os resultados aos coordenadores escolares que, por sua vez, informam os professores. Ao final desse processo, os resultados obtidos são utilizados para orientar ações da pasta e direcionar estratégias para as salas de aula.

O ato de avaliar fornece dados que permitem verificar diretamente o nível de aprendizagem dos alunos, e determinam a qualidade do processo de ensino, destacou o Secretário de Educação Milton Junior Marrega, que acompanhou todo processo e fez uma avaliação positiva da ação.

O prefeito Anderson Golfão parabenizou a ação da secretaria e deixou uma mensagem a todos os alunos avaliados: Vocês têm as maiores ferramentas para tornar nosso país cada vez melhor: educação, conhecimento e o espírito transformador. A educação de nossa cidade estar de parabéns. Nossas escolas municipais são exemplo de pedagogia eficiente, transformadora e colhedora de bons frutos. Parabéns a todos pelo compromisso com a educação!

CONFIRA AS FOTOS NESTE-LINK