Alunos da Escola João Ribeiro Rosa desenvolve Projeto “Pequenos Empreendedores”

projeto empreendedor
Com o objetivo de fomentar a educação e a cultura empreendedora no município de Iturama, o Sebrae/MG ofereceu às escolas públicas municipais no final de 2017 uma capacitação com metodologia Jovens Empreendedores. O projeto envolveu os alunos do 5º ano de todas as Escolas Municipais.

Nesta perspectiva, os alunos da Escola Municipal João Ribeiro Rosa, do 5º ano das professoras Leatriz e Geisa desenvolveram o Projeto: Pequenos Empreendedores, que proporcionou aos alunos momentos de investigação até à produção de produtos para venda.

O Projeto teve início com a pesquisa em uma conversa informal com os alunos dentro da sala de aula sobre qual produto teria mais vendas, de acordo com a clientela do bairro da escola. Após escolha do produto, foi feita pesquisa de preços no mercado dos ingredientes para produção do mesmo. Os alunos visitaram mercado do bairro e fizeram uma análise dos preços de acordo com a quantidade que seria usada para produção do produto: Bolo de cenoura.

Todo processo de compra dos produtos contou com a parceria da família. Após aquisição, os alunos produziram o bolo. Fizeram análise da receita, quantidade, exploraram medidas e grandezas e calcularam os gastos para dar valor ao mesmo.

Realizaram na escola, a vendas do produto produzido por eles e produziram planilha de custo e lucro para melhor compreensão do processo que envolve compra e venda e suas vantagens.

A proposta pedagógica objetivou desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores nas crianças. Por meio de atividades divertidas e lúdicas, os alunos aprendem a empreender, a montar um negócio, a trabalhar em equipe.

A culminância do projeto aconteceu dia 23 de novembro. Os alunos montaram um Standard com fotos expositivas e durante a Feira do Empreendedor explicaram todo desenvolvimento do projeto.

A diretora Glimar Hipólita, disse que os resultados obtidos com a educação empreendedora surpreenderam. Foi um sucesso o desenrolar do projeto que envolveu toda escola.

CONFIRA TODAS AS FOTOS NESTE-LINK