Aprovado projeto para destinação de área para Associação dos Caminhoneiros

Meta é trazer a Iturama um dos pólos do Sest/Senat;

prefeito foca segurança no trânsito e saúde do trabalhador

Elizandra Manfrim

A Câmara Municipal de Iturama aprovou, na noite desta segunda-feira, o Projeto de Lei número 33, de 14 de maio de 2010, que autoriza o Poder Executivo a fazer doação de imóvel urbano à Associação dos Caminhoneiros Autônomos de Iturama, entidade beneficente, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública. A área de 360 metros quadrados é localizada na Avenida Alencastro, no bairro São Miguel.

Segundo consta no projeto de autoria do próprio Executivo, o imóvel destina-se à construção da sede própria da Associação, não podendo ser utilizado para outros fins. “Em caso de extinção da entidade, o patrimônio reverterá a outra entidade congênere do município ou, na falta desta, ao patrimônio de Iturama”, consta no projeto.

Na manhã de segunda-feira, o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas recebeu, em seu gabinete, integrantes da diretoria da Associação para informar sobre o envio do documento ao Legislativo, feito na manhã do mesmo dia. “Acredito que esta seja uma forma de auxiliar todo o trabalho hoje realizado pela entidade, sobretudo, no que diz respeito à segurança no trânsito e à saúde dos motoristas. Além da doação da área, efetuada após uma série de estudos para definir o melhor terreno para a entidade, a Administração poderá colaborar com a terraplanagem para agilizar o processo de implantação do prédio”, diz o prefeito.

O anúncio foi acompanhado pelo vereador Januário Francisco de Andrade (PTB), representante do Executivo municipal na Câmara, que lembrou dos esforços para a definição da área e do projeto voltado para atender às necessidades da equipe da Associação, hoje com cerca de 500 associados.

Sest/Senat

Na oportunidade, o presidente da Associação dos Caminhoneiros, Luiz Paulo Dias de Freitas, explicou que a principal meta é, assim que construída a sede, implantar em Iturama um pólo do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

“Por meio da construção da sede própria poderemos possibilitar um local mais apropriado para a capacitação dos motoristas por meio do Sest/Senat. Estamos extremamente satisfeitos com a iniciativa do prefeito Cláudio de nos doar a área. Há dois anos o treinamento é realizado em Iturama, mas sempre temos problemas na hora de definir o local, principalmente, porque as equipes do Sest/Senat são sempre muito exigentes quanto à definição das estruturas para os cursos.”

Segundo ele, a Associação tem em caixa R$ 300 mil para a construção da sede. “Assim que o projeto for aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito, nossa meta é concluir a obra em quatro meses. Isso pode ser considerado um grande avanço para Iturama e região, sobretudo, quando o assunto é segurança nas rodovias. Isso pela capacitação permanente aos motoristas em um local totalmente adequado. Buscamos isso há cerca de dois anos. O projeto da nova sede inclui um salão de convenções.”

Além do presidente da Associação, estiveram no gabinete do prefeito na manhã desta segunda-feira, os também integrantes da Associação José Aparecido Martins, Deiner Jesus de Urzedo Freitas, José Luiz Kalinauskas, Milton Dias de Freitas e Sérgio Paulo de Freitas. Atualmente, a Associação fica na rua Juscelino Kubitschek, 1.927, Vila Pádua. O telefone é o (34) 3415-0289.

Elizandra Manfrim Magossi