Banda Municipal Santa Rosa é Homenageada Pelos Seus 45 Anos de Existência

banda municipal  4

Secretaria de Cultura através da Prefeitura Municipal realizou com grande sucesso, nos dias: 30 de abril e 01 de maio, a XIX - Feira Cultural “Iturama e Região Mostram Seus Talentos”. Ação de Salvaguarda do Bem Cultural Imaterial. “Este ano foram homenageamos “Os Músicos” da Banda Municipal Santa Rosa de Lima e os Artesãos, em evidência, a ''Associação dos Artesãos de Iturama”.

Conheça a história da Banda Municipal Santa Rosa

Em 1º de maio de 1974 foi fundada a Escola de Formação Musical de Iturama, com regulamento próprio.

O primeiro Maestro foi o Capitão João Evangelista, o segundo o Senhor Sebastião Pandolfi, autor do Hino a Iturama e do Hino a Alexandrita, o terceiro Maestro foi o Senhor Reimundo Alves (Tiá) e atualmente contamos com o belíssimo trabalho do Senhor Carlos Roberto dos Santos.

A partir de 1985 sob a regência do Maestro Reimundo Alves, passou a chamar-se “Banda Municipal Santa Rosa de Lima” em homenagem à Padroeira Santa Rosa de Lima. Em 1979 foi construída a sede da Banda para o funcionamento da Escola de Formação Musical.

A Banda de Música Santa Rosa executa em praças e festividades da cidade: alvoradas, retretas, movimentos cívicos e concertos públicos, com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento cultural da população e proporcionar recreações coletivas. Participa de encontros de Bandas na região e é muito solicitada a se apresentar em municípios vizinhos. Durante esses 45 anos de existência a Banda de Música atrai a atenção das pessoas, entusiasmando e alegrando adultos, crianças e jovens em todos os lugares que apresentam seu repertório. Nossa Banda Municipal realmente é uma jóia, é uma pérola no Pontal do Triângulo.

Atualmente a Banda conta com 54 músicos atuantes, 36 alunos na Escola de Formação Musical, atendidos gratuitamente, pela musicista e voluntária Maria Helena dos Santos– Dª Mariacomo é chamada, é filha de Estregilda Maria de Jesus e de José Belmiro, nasceu em 20/12/1961 em Capinópolis onde em 1979 casou-se com Carlos Roberto dos Santos, o respeitado Maestro, desde então mudaram para Iturama. Dª Maria aprendeu música na Escola da Banda Municipal Santa Rosa, ela toca requinta, clarinete e flauta, é integrante da Banda desde 1984 e é professora voluntária desde 1988.

A abertura do evento, o prefeito Anderson Golfão e demais autoridades fizeram questão de enaltecer o trabalho desenvolvido pela banda nestes 45 anos de existência. “Quero aqui com muito carinho, destacar o trabalho que os músicos da nossa querida Banda Municipal Santa Rosa desenvolvem brilhantemente em nosso município. Em nome do Tiá, Carlão e dona Maria parabenizou a todos pelo excelente trabalho desenvolvido em nosso município e em toda região. Destacou o prefeito Anderson que ao lado da Secretária Municipal de Cultural fizeram uma homenagem a Dona Maria, homenagem que foi estendida a todos os integrantes da banda.

Em sinal de gratidão, os demais membros receberam um botão de rosas dos vereadores presentes.

banda

banda municipal  1