Bom Dia Prefeito - Extensão da Ferrovia Norte Sul é tema de Programa

Prefeito Cláudio Burrinho ressalta geração de emprego, facilidade no escoamento de produtos e desenvolvimento econômico

Foto: Aldair de Lima

IMG_2431

Prefeito Cláudio Burrinho e deputado Aelton Freitas entre a equipe responsável pela obra

A extensão do trecho da Ferrovia Norte/Sul que passará por Iturama foi assunto focado pelo prefeito Cláudio Burrinho neste dia 21 de fevereiro no Programa Bom Dia Prefeito, veiculado às segundas-feiras, às 7h, pelas rádios Clube FM, Metrô FM e Pontal AM.

O projeto que “prevê uma nova integração econômica e social no Brasil”, conforme informações do Ministério dos Transportes, impulsionará a geração de empregos, a otimização do transporte de cargas e o desenvolvimento econômico em todo o Pontal do Triângulo Mineiro e demais localidades inseridas no traçado.

Para Cláudio Burrinho, a extensão, paralelamente à criação do 1.º Distrito Industrial de Iturama, deve ser considerada de extrema importância pelo desenvolvimento atrelado e para suprir a demanda por vagas de emprego. O prefeito lembra que aqueles que passam em frente da Escola Municipal Agrícola Alípio Soares Barbosa, localizada no Km 241, da BR 497, já podem perceber a construção do alojamento para abrigar cerca de 2,5 mil trabalhadores.

No período de obras, a estrutura vai agregar os funcionários e, depois, servirá como uma extensão da Escola Municipal Agrícola, para a disponibilização de mais salas e, consequentemente, mais cursos para os alunos de Iturama e Alexandrita. O canteiro deve ser finalizado entre o fim do mês de março e início de abril e a extensão da ferrovia concluída em dois anos.

Inicialmente, o traçado do 5.º lote do projeto, 141,82 quilômetros, não integrava Iturama, o que foi viabilizado pelo trabalho político dos deputados Aelton Freitas e Vadão Gomes, após interesse manifestado pelo prefeito Cláudio Burrinho e sua equipe.

“Pelo trabalho de ambos os deputados, o novo traçado será entre União de Minas e Estrela D’oeste, passando por Iturama. Inicialmente, isso significa para nós um aquecimento muito grande nos setores imobiliário e de geração de empregos. Nos períodos de pico serão 2,5 mil empregos diretos e mais de 8 mil pessoas envolvidas na obra. No futuro, as facilidades no escoamento de produtos vão favorecer as empresas do município e do Pontal do Triângulo Mineiro. Trata-se de um momento importante para estabilidade econômica o que significa melhores condições de vida para todos.”

Cláudio Burrinho diz se tratar de um “trabalho fantástico” dos deputados Aelton Freitas e Vadão Gomes que aproximará todas as cidades envolvidas e suas regiões. “Uberlândia, por exemplo, tem um setor comercial forte no ramo atacadista e é óbvio que estas empresas se aproximarão de Iturama para ter fluxo maior de saída de produtos. Com certeza, trará uma grande mudança econômica.”

Durante o Programa, o prefeito ressaltou ainda o custo menor do transporte ferroviário em relação ao rodoviário. “As empresas atacadistas e as usinas próximas, com ampla produção de açúcar e álcool, terão mais facilidade para escoamento de produtos e custos menores do que se optassem pelo transporte rodoviário, geralmente feito em caminhões. Para mim é um prazer muito grande poder levar boas informações para a comunidade. Tenho certeza que a nossa cidade está em um momento muito positivo. Todos podem ter ou criar suas oportunidades, certos de que tudo vai melhor ainda mais”, finalizou ele.

Elizandra Manfrim Magossi