“Drogas, Tô Fora” - Passeata de conscientização será realizada no dia 2

Dois dias antes do Carnaval 2011, meta da mobilização será alertar jovens contra uso de substâncias entorpecentes

Reprodução

Com a meta principal de alertar os jovens de Iturama contra o uso de substâncias entorpecentes, as equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Iturama, do Conselho Tutelar e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) promoverão, no dia 2 de março, a passeata “Carnafolia é Alegria não é Tristeza e Dor – Drogas, Tô Fora”.

A concentração está marcada para 7h30, na Praça do Santuário, e a previsão é que a passeata tenha a duração de 1 hora e 30 minutos. A mobilização será realizada dois dias antes do início do Carnaval 2011, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rogério Oliveira de Freitas, para ressaltar medidas preventivas no período que antecede a maior festa popular do Brasil.

Ele lembra, conforme especifica o artigo 81 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que é proibida a venda, à criança e ao adolescente, de bebidas alcoólicas ou produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, mesmo que por utilização indevida.

Ainda segundo o Estatuto, para aquele que “vender, fornecer gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, à criança ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica”, está prevista uma pena de detenção de dois a quatro anos e multa se o fato não constitui crime mais grave.

“A passeata, além de envolver os jovens, pretende suscitar o debate sobre o tema em sociedade. Será realizada antes do Carnaval, mas durante todos os dias de festa haverá um trabalho de coibição e fiscalização contra o fornecimento de bebidas alcoólicas e outras drogas.”

Percursos

No dia da passeata, da Praça do Santuário, os participantes seguirão em direção à Rua Ituiutaba até a Avenida Rio Grande; subirão pela Rua Rio Bonito, contornando a Praça Dona Francisca Justiniana de Andrade; seguirão pela Avenida Campina Verde até a rua Frutal, em direção à Avenida Alexandrita; passarão em frente à Prefeitura de Iturama, virando na Rua Cidade do Prata; seguirão até a Praça do Bairro Nossa Senhora de Fátima, onde o percurso será finalizado.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 - 3411 9512