“Bom Dia Prefeito” - Programa promove integração entre administração e comunidade

Conteúdo passa a ser veiculado às segundas-feiras, às 7h, nas rádios Clube FM, Metrô FM e Pontal AM; Cláudio Burrinho fala sobre projetos, responde perguntas e debate sugestões

Foto: Aldair de Lima

Com a proposta principal de levar até a comunidade informações sobre projetos e ações realizados pela administração municipal de Iturama, foi ao ar nesta segunda-feira, dia 24 de janeiro de 2011, às 7h, o primeiro “Bom Dia Prefeito”, programa de rádio do prefeito Cláudio Burrinho, que focou os investimentos que serão realizados para o amplo desenvolvimento do Distrito de Alexandrita.

Trata-se de uma proposta pensada para ser mais uma oportunidade de estreitar os laços entre o governo municipal e a comunidade que a cada segunda-feira abordará assuntos diferenciados. A formatação do programa permite que os cidadãos participem encaminhando perguntas e sugestões ao prefeito pelo e-mail .

“A iniciativa é importante no intuito de aproximar a comunidade do governo municipal e também de levar informações a todos com dia e hora marcados. Nossa proposta é manter o projeto em prática até o fim da gestão, ampliando a divulgação das nossas prestações de conta”, diz Cláudio Burrinho.

O prefeito iniciou o programa número um ressaltando os investimentos que serão feito para melhorar a infra-estrutura de Alexandrita. “Começaremos em março o recapeamento de 48 mil metros quadrados de ruas do Distrito. Para a pavimentação, o PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento) foi liberado para Alexandrita, uma parceria viabilizada com o auxílio do deputado federal Aelton Freitas (PR).”

Pelo PAC 2 serão feitos 87.595.75 metros quadrados de pavimentação, 38.247,19 m² de calçadas e 13.084,25 metros de guias e sarjetas. “Iturama está entre os 28 municípios do Estado de Minas Gerais contemplados. Todas as obras são 100% gratuitas para a comunidade. Serão cerca de R$ 8 milhões investidos pelo governo federal e R$ 500 mil de contrapartida da Prefeitura de Iturama.”

Saneamento Básico

Em novembro de 2009 os vereadores da Câmara de Iturama encaminharam um ofício ao prefeito Cláudio Burrinho pelo qual solicitaram a extensão do tratamento de água e esgoto por meio Copasa para Alexandrita.

“Os moradores de Alexandrita montaram uma comissão que ficou responsável pela mudança. Foram realizadas várias reuniões itinerantes para debater o assunto com a comunidade. Estas pessoas trataram da contratação do serviço diretamente com a Copasa e atuamos como gestor. Agora, o abastecimento deverá ser uma realidade.”

Social

No setor social, o prefeito ressaltou o projeto “Mãos na Massa”, por meio do qual as famílias atendidas pelo “Bolsa Família” recebem pão francês gratuitamente. “Essa panificadora popular atende 300 famílias de segunda a sexta-feira com pão quentinho. É uma grande ação social que realmente atende às pessoas que mais necessitam. A meta é que o projeto seja transformado em cooperativa para que mais famílias possam ser assistidas.”

Emprego

A geração de emprego, proposta defendida por Cláudio Burrinho e Anderson Golfão desde o período de campanha eleitoral, também foi ressaltada pelo prefeito. “Alexandrita e Iturama só têm a ganhar com a presença da ferrovia (extensão do trecho da Ferrovia Norte/Sul, que interligará União de Minas e Estrela D’Oeste, passando por Iturama). Serão vários pontos de trabalho, sendo dois em nosso município: um na Escola Agrícola e outro nas proximidades de Alexandrita.” O prefeito lembra que serão geradas 2,5 mil vagas nos períodos de pico da obra.

“O primeiro Distrito Industrial, além de beneficiar Iturama, absorverá mão de obra de Alexandrita. Com o abastecimento de água, recape e asfalto acreditamos que as empresas terão muito mais interesse em se deslocar até Alexandrita, ampliando ainda mais as oportunidades de emprego.”

Saúde

Para atender a comunidade, no setor da saúde, Cláudio Burrinho diz que será mantido o atendimento 24 horas pelo Pronto Socorro. “Melhoramos as condições de nossas ambulâncias e, além dos dois médicos que atendem no Posto de Saúde de Alexandrita, vamos ampliar a assistência com a disponibilização de mais um dentista. Os investimentos em infraestrutura também são fundamentais para a promoção da saúde, principalmente, o abastecimento de água, tratamento de esgoto e asfalto.”

Educação

“Na área da Educação, conseguimos aumentar o Ideb de 4,2 para 6, em um ano e meio de gestão. Para este ano manteremos o transporte gratuito e as bolsas para os universitários. É um prazer muito grande estar em contato com a comunidade. Vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais a qualidade de vida de todos.”

Programa Bom Dia Prefeito

Veiculação: Todas as segundas-feiras