Estradas Rurais - Equipe trabalha ininterruptamente para minimizar danos causados pelas chuvas

Recuperação de ponte sobre Ribeirão Bonito é concluída; na segunda-feira, terão prioridades trechos que dão acesso à Pedreira

Foto: Aldair de Lima          Prefeito Cláudio Burrinho

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho, em entrevista à equipe da rádio Clube FM, na manhã desta quinta-feira, dia 20 de janeiro, em seu gabinete, focou o trabalho realizado pela Prefeitura de Iturama para minimizar os danos causados pelas chuvas nas estradas do município e do Distrito de Alexandrita.

Têm tido prioridade as questões mais emergenciais, como por exemplo, a queda da ponte sobre o Ribeirão Bonito, há cerca de dez dias. Na tarde desta quinta-feira, a previsão é que a instalação da estrutura já esteja concluída, assim como o aterro de encabeçamento da ponte para a imediata liberação do tráfego de veículos.

“Temos que considerar que a região também está sendo atingida pelas mudanças climáticas, felizmente, com menos intensidade do que é verificado em outras localidades de Minas Gerais e também nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em apenas uma ou duas horas, entretanto, temos registrado chuvas de até 100 milímetros, o que tem prejudicado nossas estradas. Para resolver os problemas relacionados, as equipes municipais trabalham há duas semanas, praticamente sem parar”, informa o prefeito.

Na segunda-feira, a recuperação ficará concentrada na área que dá acesso ao loteamento da Pedreira. “Já na segunda quinzena de fevereiro iniciaremos o trabalho de patrola. A meta é laminar todas as estradas de Iturama e Alexandrita até o mês de abril, ação apenas não iniciada ainda em decorrência das chuvas. Morei na área rural minha vida inteira e sei como esta situação é complicada. Peço, no entanto, que todos tenham um pouco de paciência. O trabalho está atrelado aos períodos sem chuvas, principalmente, para que as condições das estradas não sejam ainda mais agravadas.”

O prefeito falou ainda sobre a sinalização vertical e horizontal feita nas ruas de Iturama. “Estamos concluindo a sinalização da Avenida Alexandrita para iniciá-la no bairro Lielem. No que se refere ao asfalto, temos 30 quilômetros de recuperação da malha em Iturama e, no mês de março, deveremos iniciar o recape do Distrito de Alexandrita.”

Universitários

Na oportunidade, o prefeito abordou também a área educacional, especificamente, o auxílio direcionado aos universitários. “Falei com Gilberto Fabiano que, recentemente, assumiu a Associação dos Universitários de Iturama. Todos os universitários que se inscreveram até o dia 10 terão transporte gratuito. Ao todo são 800 alunos beneficiados. A Prefeitura não cobra nada por isso, os alunos apenas têm os encargos semestrais pagos à Associação, que são referentes à manutenção das carteirinhas. Por mês, a Prefeitura investe R$ 200 por cada aluno transportado.”

Cláudio Burrinho alerta os alunos que buscam renovar as bolsas de estudo ou pleitear uma para que fiquem atentos aos prazos de inscrições e apresentação de documentos. As datas, resultados e recursos são disponibilizados no site www.iturama.mg.gov.br – no link “Prog. Aux. Financeiro”.

Elizandra Manfrim Magossi