Desfile Cívico - prefeito acompanha último ensaio geral

Cláudio Burrinho participa do acerto dos últimos detalhes para as comemorações de 7 de Setembro; cerimônia será iniciada às 8h

IMG_4965

Foto: Aldair de Lima

O prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), o Cláudio Burrinho, acompanhou na manhã desta sexta-feira, na Avenida Prefeito Juca Pádua, o último ensaio geral para o Desfile de 7 de Setembro, evento cívico que terá a participação de integrantes da Polícia Militar, das escolas municipais, estaduais e particulares, dos projetos Conviver, Credirama Viva, JCC (Jovens Construindo a Cidadania), Pelotões Esperança e Proerd (Programa Estadual de Resistência às Drogas e à Violência) e do Lions Club.

A tradição histórica que marca a Independência do Brasil do Reino de Portugal, em 1822, foi retomada em Iturama pela Administração do prefeito Cláudio Burrinho e do vice-prefeito Anderson Golfão, em 2009 - primeiro ano de gestão -, e ganha, a cada nova edição, um número mais amplo de participantes.

“Quero agradecer a todos que participam desta grande comemoração cívica, especialmente, à Polícia Militar, na pessoa do major Ivan, aos diretores, alunos e pais de alunos de todas as nossas escolas, aos integrantes dos projetos integrados, aos músicos da Banda Santa Rosa e também aos clubes de serviço. Com a comemoração, fazemos um resgate cívico de toda a história de nosso País e também da nossa cidade”, disse Cláudio Burrinho.

Lembrou que este é o segundo ano consecutivo que o desfile cívico é realizado no município. “Estou muito emocionado por contribuir para a volta de momentos históricos de nossa sociedade. A comunidade sempre ganha quando se aproxima de sua cultura, de sua tradição e história. Fico muito feliz por este resgate que marca a Independência do Brasil, há 188 anos. De lá para cá muita coisa mudou. Hoje somos uma Nação amplamente democrática e temos de nos orgulhar disso.”

IMG_5020

O prefeito aproveitou a oportunidade para convidar a todos de Iturama, Alexandrita e região para participarem da comemoração, que será iniciada às 8h com o hasteamento de bandeiras, na Avenida Prefeito Juca Pádua, em frente à Câmara Municipal de Iturama.

O secretário municipal de Cultura, Romes Damacena, considerou ser um prazer muito grande participar. “Iturama só tem a ganhar. Entre o ano passado e este percebemos o interesse crescente pela participação do Desfile Cívico, principalmente, dos estudantes. Esta era uma tradição esquecida há décadas que o prefeito Cláudio Burrinho resgata agora.”

O major Ivan José Tavares informou que o Desfile Cívico, assim como um sonho do prefeito, era também da Polícia Militar. “O 7 de Setembro é uma data ímpar em nossa história e temos de aproveitá-la para resgatar a cidadania de nossos jovens. Nós da Polícia Militar também estamos emocionados por integrar esta grande festa. Agradeço a oportunidade e convido a todos para participar.”

Desfile Cívico

Data: 7 de Setembro