Escolas Municipais de Iturama conquistam medalhas de ouro, prata e Bronze na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras

olimpiada matematica
Estudantes de três Escolas Municipais de Iturama conquistaram 5 medalhas na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2019. Foi uma na competição nacional (1 de prata) e 4 na Estadual (1 de ouro e 3 de bronze).

A medalha de prata conquistada na competição nacional é de alunos do 4º ano A, da professora Elba, da Escola Municipal Maria de Queiroz Barbosa. A medalha de ouro conquistada na competição Estadual também foi para alunos do 4º ano, da professora Elba, da Escola Municipal Maria de Queiroz Barbosa.

As medalhas de Bronze foram conquistas por alunos do 5º ano, da professora Claudia Maria, da Escola Municipal Lourival Baptista Câmara (1) e alunos do 8º e 9º ano, do Professor Adão Francisco da Silva, da Escola Municipal João Ribeiro Rosa (2).

O Secretário Municipal de Educação falou com alegria sobre a importância desse resultado e parabenizou os alunos premiados. "Trata-se de uma oportunidade de revelar talentos e criar um ambiente diferente e motivador na escola, além de possibilitar experiência internacional"

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, maior Olimpíada de Matemática interclasses do mundo, é uma competição em equipes para estudantes do fundamental I e II e Ensino Médio.

Em 2019, com o apoio da administração municipal, do prefeito Anderson Golfão, da Secretaria Municipal de Educação e das gestoras escolares, três escolas municipais participaram pela primeira vez dessa competição e como reflexo de um trabalho pedagógico sério tiveram um excelente resultado. Nossas escolas municipais estão sendo destaque em nível Nacional e Estadual.

A proposta da Olimpíada é aproximar os participantes por meio do estudo da matemática e promover o interesse pela disciplina.

Direcionada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a competição foi criada em 1989, na França, e atualmente conta com a participação de mais de 240 mil alunos de diversos países. A prova de 2018 foi realizada no dia 20 de abril.

O prefeito Anderson Golfão ficou encantado com o resultado e parabenizou a iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e a participação dos professores e alunos. “Perceber que as escolas estão engajadas em oferecerem aos alunos oportunidades de participarem de momentos de aprendizagem com o esse é muito gratificante. São questões que estimulam a imaginação, o raciocínio lógico e a aplicação da Matemática em situações cotidianas que promovem a aprendizagem significativa”, ressaltou Anderson Golfão.

Parabéns a todos os premiados!

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Colaborou: Luzia Magna Soares Alvarenga