Escolas Municipais de Iturama participarão da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteira

olimpiada matematica 2019
Esse ano, pela primeira vez, três escolas municipais participarão da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteira (OIMSF), sendo elas: Escola Municipal Maria de Queiroz Barbosa, Escola Municipal Lourival Batptista Câmara e Escola Municipal João Ribeiro Rosa.

A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras, maior olimpíada de Matemática interclasses do mundo, é uma competição em equipes para estudantes do fundamental I e II e ensino médio. A prova será realizada no dia 05 de abril sexta-feira, na própria escola, portanto, hoje!

A Secretaria Municipal de Educação parabeniza as Escolas participantes e deseja a todas as equipes, muito sucesso!

Informações!

Olimpíadas de Matemática sem Fronteira

Criada em 1989 pelo Ministério da Educação da França, a competição envolveu em 2018 mais de 250 mil alunos de 29 países, sendo 80 mil brasileiros de todos os estados do país. A prova é aplicada em 10 idiomas diferentes.

No Brasil, a Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento – instituição cujo objetivo é estimular o interesse entre os estudantes pela Ciência, Tecnologia e Inovação.

O diretor acadêmico da Rede POC, Ozimar Pereira, explica que a OIMSF é diferente das outras competições do gênero. “A Matemática Sem Fronteiras é a única realizada por equipes, formadas nas próprias classes, não é individual como as outras”, diz. Na opinião de Brigitte Wenner, supervisora de Matemática do Ministério da Educação da França em Strasbourg/Alsácia e presidente da Association Internationale Mathématiques Sans Frontieres, o formato da prova produz efeitos positivos sobre a qualidade do ensino da Matemática, uma vez que estimula o trabalho em equipe na classe e a resolução de problemas abertos. “Um problema é aberto se seu enunciado é curto, não induzindo ao método de resolução, e onde muitas estratégias são possíveis para a sua resolução”, explica Brigitte.