“Gincana de Recicláveis” resulta na coleta de 420 quilos de materiais

Iniciativa coordenada pela Prefeitura de Iturama envolveu

alunos das redes municipal, estadual e particular do município

Marcos Antônio Silva      Doação de mudas fez parte da programação

Os alunos das escolas municipais Dalva Barbosa Garrido e Maria de Queiroz e da particular Dinâmica/Sistema Anglo de Ensino foram os vencedores da “Gincana de Recicláveis”, realizada em Iturama entre os dias 24 e 28 de maio para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho – campeã, vice e terceiro lugar, respectivamente.

A entrega dos prêmios, dois microsystems (1.º e 2.º lugares) e três kits com materiais de conscientização sobre a preservação do meio ambiente (1.º, 2.º e 3.º lugares), foi realizada na manhã de hoje na escola Maria de Queiroz. Venceram as unidades que arrecadaram mais latinhas e garrafas Pet, na proporção per capita por aluno. Todo material coletado foi doado à cooperativa dos agentes de reciclagem de Iturama - 420 quilos no total recolhidos por alunos de seis escolas participantes das redes municipal, estadual e particular.

Com o tema Meio Ambiente, a programação foi definida pela Prefeitura de Iturama, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Iturama, com a principal meta de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida e com o bem-estar de cada um nas sociedades local e global. A parceria foi das secretarias de Educação e Saúde.

Os alunos Álisson Trevizan Santos e Matheus Alberto Tomyama Freitas, do 4.º ano do Ensino Fundamental da Escola Dalva Barbosa Garrido, disseram aprender que nem todas as coisas são recicláveis, como por exemplo os materiais orgânicos, mas que outras podem ser de maneira bem eficiente. Eles contaram que conseguiram confeccionar carrinhos, barquinhos, aviões e telefone sem fio com PET e papel. Para os alunos é preciso incentivar a coleta seletiva para cuidar do meio ambiente.

Mateus Cunha de Freitas, matriculado no 3.º ano do Ensino Fundamental da Escola Maria de Queiroz também falou sobre a importância da iniciativa. “Com a coleta seletiva, a natureza nos agradece, o meio ambiente fica limpo e bonito e Deus fica muito feliz com a gente.”

Aluna do 8.º ano do Ensino Fundamental da Escola Dinâmica/Sistema de Ensino Anglo, Karla Priscila Araújo Teixeira ressaltou a conscientização. “Todos têm que se conscientizar e reciclar o lixo pela importância que isso representa para o meio ambiente e, principalmente, para os seres vivos.”

Entre as ações continuadas, a coleta seletiva nas escolas foi iniciada nesta semana. As atividades nas unidades incluem ainda a distribuição de latas de lixo para a coleta seletiva, orientação dos alunos, debate em sala sobre a importância da coleta seletiva e sobre o que fazer com as sobras (merenda escolar, folhas de hortaliças, etc). Ontem, na Praça do Santuário, mudas foram doadas pela equipe da Secretaria de Agricultura.

“Durante toda a nossa vida nos beneficiamos do meio ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece. Devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído, causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, são necessárias propostas de caminhos que levem a uma nova relação com o meio ambiente”, ressalta o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Eusébio José de Pádua de Queiroz.

Parceiros

Também foram parceiros do projeto as equipes da Escola Municipal Agrícola Dr. Alípio Soares Barbosa; Secretaria Municipal de Saúde; Centro de Zoonoses; Emater; IEF – Instituto Estadual de Florestas; IEP – Instituto Educacional Profissionalizante; Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. As empresas citadas no projeto como as que têm responsabilidade são Usina Coruripe, Unimed, Copasa, Coperama e Brasil Limp.

Classificação

Escola Municipal Dalva Garrido – 1.º lugar