Prefeito Cláudio Burrinho firma parcerias para implantação do 1.º Distrito Industrial de Iturama

Área nas proximidades do Aeroporto Aureliano Chaves de Mendonça

terá capacidade para abrigar cerca de 140 empresas

Elizandra Manfrim
O primeiro Distrito Industrial de Iturama será viabilizado por meio da integração entre a Prefeitura de Iturama, Copasa, Itutec e Cemig. Será disponibilizada uma área de 193.600,00 metros quadrados, com toda a infra-estrutura (ligações de água e energia e asfalto), para implantação de novas empresas. A área fica próxima ao Aeroporto Aureliano Chaves de Mendonça e a estimativa é que inclua aproximadamente 140 lotes para abrigar novas empresas. Cessões serão feitas como uma forma de impulsionar a abertura de novos negócios.

O projeto para impulsionar ainda mais a economia de Iturama foi lançado na última sexta-feira pelo prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), que divulgou a ideia à comunidade em dois importantes eventos realizados no mesmo dia: as reinaugurações do escritório da Cemig, no período da manhã, e da Concessionária Ford/Grupo Cancella, à tarde.

“Iturama não pode mais esperar para ter um setor industrial. Precisamos trabalhar para proporcionar incentivos para que mais empresas busquem o nosso município. Além de movimentar toda a economia, é uma forma de absorver melhor a nossa mão de obra. Esta é uma iniciativa que se torna possível agora, graças a uma parceria público-privada que tem tudo para dar muito certo”, ressalta o prefeito.

Durante a inauguração do escritório da Cemig, o diretor da Companhia Energética de Minas Gerais, Fernando Henrique Schuffner Neto, ressaltou a parceria com Iturama para a implantação do primeiro Distrito no município. “Quero dizer que estamos prontos a atender todas às reivindicações feitas por Iturama. Hoje [sexta-feira] o prefeito nos pediu novas ligações de energia para o primeiro Distrito Industrial de Iturama e também a modernização da iluminação da principal avenida do município [Alexandrita]. Vamos atender a todas as demandas”, disse na oportunidade.

“Conhecendo nossas Empresas”

Também com a meta de ampliar a apresentação dos setores industrial e comercial de Iturama, buscando novos mercados consumidores, crescimento geral de empregos e, conseqüente, desenvolvimento da economia local, o prefeito Cláudio Burrinho amplia a divulgação do projeto “Conhecendo nossas Empresas”, iniciativa proposta por ele em 2006, enquanto integrante do Legislativo Municipal, e transformada em lei pela Câmara de Vereadores em março do mesmo ano.

A medida engloba todos os estabelecimentos comerciais instalados em Iturama há mais de dois anos e com o número de funcionários não inferior a dois. Por meio de convênio, o empresariado ituramense e o Poder Executivo promoverão a divulgação do ramo de atividade, número de empregos gerados, tempo de funcionamento, público-alvo, receita gerada em impostos, atividades implantadas, entre outras informações.

“O projeto será desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio. A ideia é que a equipe da pasta estenda a iniciativa ao conhecimento dos alunos das escolas públicas e privadas, permitindo a eles visitações programadas a todas as empresas para fins de educação profissionalizante”, explica o prefeito.

Participação

O Poder Executivo expedirá certificados de participação no projeto a todas as empresas envolvidas. “Temos muitos estabelecimentos em Iturama que se destacam quando o assunto é o fortalecimento da economia do nosso município. É importante que possamos evidenciar cada vez mais todo este potencial, ampliando a representatividade e impulsionando seu crescimento e a geração de emprego”, diz o prefeito.

Na oportunidade, Cláudio Burrinho lembra que Iturama é buscada por grandes empresas, como por exemplo, as concessionárias Iveco/Curinga, concessionária da marca Fiat que deverá estar instalada no município até o fim deste ano, e Cancella/Ford.

“A procura por grandes grupos mostra o potencial de nossa cidade para a implementação de novos negócios. Temos de evidenciar o que temos e fortalecer os setores comercial e industrial no atual mercado, cada vez mais competitivo.”

Elizandra Manfrim Magossi