Governo Municipal firma parcerias para recuperação de estradas rurais

Primeira etapa será iniciada no dia 1.º com a recuperação do trecho entre o Distrito de Alexandrita e a Cruzeta - toda extensão rural será laminada

Foto: Aldair de Lima

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho, reuniu-se no início tarde de hoje (24 de fevereiro), em seu gabinete, com representantes dos produtores rurais de Iturama e Alexandrita e da Usina Coruripe para definir detalhes da parceria por meio da qual o Governo Municipal recuperará toda a extensão de estradas rurais.

Durante a reunião, o prefeito Cláudio Burrinho ressaltou que a meta é que nem um trecho fique sem ser laminado, sendo que terão prioridade os mais críticos. “Nossa meta é que em 60 dias as condições de tráfego estejam amplamente melhoradas, período em que deveremos concluir o trabalho. As parcerias, também neste caso, são de fundamental importância para que possamos atender a comunidade de Iturama e Alexandrita de uma forma mais ágil e eficiente.”

Na oportunidade, o prefeito informou que serão disponibilizados pela Prefeitura quatro caminhões, uma pá-carregadeira e duas patrolas. “Inicialmente, como assumimos a Prefeitura com muito serviço a ser feito, demos prioridade à área urbana, como por exemplo, para a recuperação de cerca de 30 Km de asfalto. Agora, chegou a hora de iniciarmos a manutenção de nossas estradas e também o Distrito de Alexandrita, local onde investiremos R$ 9,2 milhões para o recapeamento, pavimentação e construção de guias, sarjetas, calçadas e galerias de captação de águas pluviais”, ressalta o prefeito.

De acordo com o diretor da Divisão Municipal de Estradas e Rodagem, Chico Candinho, o trabalho será iniciado no dia 1.º de março pelo trecho entre o Distrito de Alexandrita e a Cruzeta – uma extensão de sete quilômetros. A segunda etapa será na região da Estrada da Petronilha – entre 10 e 15 Km -, e a terceira, na da Comunidade São Benedito – 30 Km.

“Já realizamos um levantamento de todo o trecho e sabemos quais são prioritários e mais problemáticos. Nas áreas que apresentam mais problemas, um cascalhamento, com cascalho mais grosso, será feito para que tenhamos estradas com boa trafegabilidade por muito mais tempo.”

O gerente agrícola Marcos Jorgi, representante da Usina Coruripe, assegurou a participação do grupo no processo de recuperação das estradas, com a cessão de maquinários. “Esta é uma parceria muito positiva porque além de atender os produtores rurais, facilitará o processo de escoamento de produtos. Estamos sempre preparados para atender as parcerias que favoreçam a comunidade.”

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama, Edivaldo Pádua de Lima, o Tibil, as parcerias têm dado os resultados esperados, graças ao empenho da Prefeitura e de representantes de diferentes setores. O empenho dos envolvidos também foi ressaltado por Gilberto Urzedo de Queiroz, que integra o Sindicato. “Viabilizamos inclusive um caminhão e cascalho.”

Hélio Correa de Oliveira, representante de Alexandrita, disse ter saído satisfeito da reunião. “Ficamos satisfeito porque sabemos que os trabalhos serão iniciados agora pelo prefeito Cláudio Burrinho em Alexandrita. A recuperação dos trechos rurais também é aguardada e temos certeza de que será feita a contento.”

Elizandra Manfrim Magossi

Te: 34 3411 9512