“Iturama na Batalha contra Doenças Respiratórias”

Metas das equipes que realizam a iniciativa são o controle da gripe H1N1 e a conscientização contra as queimadas

queimadas-urbanas-25-08-04-cor

“Iturama na Batalha contra Doenças Respiratórias – Controle da Gripe H1N1” é o mais novo projeto desenvolvido no município por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação e do Núcleo de Educação em Saúde. Entre os objetivos estão evitar casos da gripe suína (H1N1) e conscientizar alunos e a população para abolirem o costume das queimadas nos quintais e lixos em residências e escolas, principalmente, durante o inverno seco. A medida agrava os casos de doenças respiratórias, problemas presentes nos grupos de risco da H1N1.

O trabalho, elaborado pela educadora bióloga/bioquímica Terezinha de Cássia Vinhal Queiroz, pelo médico veterinário responsável pelo Setor de Controle de Zoonoses, Jiuliano Barbosa Gonçalves, e por Anisia Luíza de Queiroz Salustiano, que integra a Vigilância Epidemiológica de Iturama, justifica-se por hábitos e atitudes individuais afetarem a saúde coletiva, além de serem causadores da poluição ambiental e do empobrecimento do solo.

 

“O tema está na mídia e os alunos devem levar para a sala de aulas questionamentos sobre a gravidade da chamada gripe suína. Autoridades de saúde do mundo inteiro estão em alerta, frente ao elevado número de mortos no México e a confirmação de casos em várias partes do planeta. Neste plano, sugerimos o tratamento do tema com uma boa conversa para esclarecimento sobre as causas e condições para a ocorrência de uma epidemia, além de uma atividade para dar aos alunos a noção da velocidade e da facilidade com que a doença pode se propagar, caso não haja prevenção”, ressaltam os profissionais.

Escolas

Segundo Terezinha de Cássia, no ambiente escolar é verificado o conceito que os alunos têm de uma epidemia. “A epidemia é uma questão de números. Um aumento repentino da ocorrência de uma doença dentro de uma população, em um curto intervalo de tempo, é considerado uma epidemia. Para que os alunos auxiliem como multiplicadores de informações, vamos conscientizá-los sobre os riscos que as queimadas podem representar a todos nós. Consequentemente, eles levarão as informações até os familiares e vizinhos”, explica ela.

População

Para ampliar o trabalho na comunidade serão realizadas visitas domiciliares, panfletagem, entrevistas, sondagem com os pacientes que procuram o setor de inalação, questionando sobre os motivos que os levaram a procurar o atendimento.

Diferenças entre a gripe comum e a Influenza A (H1N1)

Sintomas Gripe Comum Influenza A

Febre não chega a 39.º início súbito a 39.º

Dor de Cabeça pouca intensa intensa

Calafrios esporádicos freqüentes

Cansaço moderado extremo

Dor de garganta acentuada leve

Tosse menos intensa seca e contínua

Muco (catarro) forte e com pouco comum

congestão nasal

Dores musculares moderada intensa

Ardor nos olhos leve intenso

Assessoria de Comunicação

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512

e-mail:

Visite o site www.iturama.mg.gov.br