Meio Ambiente - Iturama intensifica trabalho de conscientização

Para lembrar o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho -, uma série de atividades é realizada a partir desta semana

Uma ampla programação foi definida pela Prefeitura de Iturama, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Iturama, para comemorar o 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente. A principal meta do trabalho, que tem o tema Meio Ambiente, é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida e com o bem-estar de cada um nas sociedades local e global. A parceria é com as secretarias de Educação e Saúde.

A iniciativa busca ainda despertar a conscientização a respeito do meio ambiente e da importância de sua preservação; mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros, ajudando a manter a cidade limpa e promovendo a economia de matéria-prima; levar o aluno a reciclar e utilizar o material reciclado no dia-a-dia.

As atividades foram iniciadas nesta segunda-feira com uma “Gincana de Recicláveis” nas escolas municipais. Ganhará a unidade que arrecadar latinhas e garrafas Pet, na proporção per capita por aluno. O encerramento será nesta sexta-feira e a premiação no dia 2 de junho, às 9h, na Praça do Santuário.

A programação ainda inclui a implementação de hortas escolares, no dia 29 maio; exposição com materiais recicláveis na Praça do Santuário, de 2 a 5 de junho; palestras nas escolas e em campo pela equipe do IEP e distribuição de gibis educativos,  entre 31 de maio a 2 de junho; distribuição de mudas em Alexandrita (Jandira Silva Chaves), no dia 1 de junho; e distribuição de mudas em Iturama (Praça do Santuário), no dia 2 de junho.

Ações continuadas

Entre as ações continuadas, coleta seletiva nas escolas a partir da semana do dia 5 de junho. As ações nas escolas incluem ainda a distribuição de latas de lixo para a coleta seletiva, orientação dos alunos, debate em sala sobre a importância da coleta seletiva e sobre o que fazer com as sobras (merenda escolar, folhas de hortaliças, etc).

“Durante toda a nossa vida nos beneficiamos do meio ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece. Devido a esse uso indiscriminado muito já foi destruído, causando sérios danos e diminuindo a qualidade de vida do ser humano, são necessárias propostas de caminhos que levem a uma nova relação com o meio ambiente”, ressalta o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Eusébio José de Pádua de Queiroz.

Parceiros

Também são parceiros do projeto as equipes da Escola Municipal Agrícola Dr. Alípio Soares Barbosa; Secretaria Municipal de Saúde; Centro de Zoonoses; Emater; IEF – Instituto Estadual de Florestas; IEP – Instituto Educacional Profissionalizante; Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. As empresas citadas no projeto como as que têm responsabilidade são Usina Coruripe, Unimed, Copasa, Coperama e Brasil Limp.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel – 3411 9512