Mostra Pedagógica integra comunidade

Projetos desenvolvidos durante este ano são expostos no

pátio da unidade escolar; aprendizado por meio da prática

Aldair de Lima      II Mostra Pedagógica da Escola Municipal João Ribeiro Rosa

Aproximar um pouco mais a comunidade da Matemática, Ciências, Português, Biologia e Astrologia foi uma das metas da II Mostra Pedagógica da Escola Municipal João Ribeiro Rosa, promovida durante toda esta quinta-feira, dia 30 de setembro, com o tema “Agressão ao Meio Ambiente – Como cortar este mal pela raiz?”.

Trabalhos desenvolvidos neste ano por alunos de 32 turmas foram expostos no pátio da unidade, o que agregou atividades de estudantes matriculados desde o Ensino Infantil até o 9.º período do Ensino Fundamental. Paralelamente à II Mostra, foi realizado o “Mundo da Astronomia”, oportunidade pela qual a escola recebeu o projeto Planetário Mobílie, um simulador que reproduz o céu noturno de acordo com projeções de imagens captadas pela NASA.

Para o aluno Lucas Oliveira, do 9.º ano A, a Mostra e uma oportunidade para que todos conheçam mais detalhadamente sobre o que é produzido em sala de aula. “Os projetos apresentados foram desenvolvidos por mais de um aluno e para organizar todo o evento cada um de nós fez um pouquinho. Isso nos estimula a trabalhar em equipe. Além disso, temos contatos com várias experiências novas”, diz ele.

Karla Kristina, aluna do 7.º ano A, considera a feira importante por possibilitar a exposição de experiências que colaboram na prática para o aprendizado. “Nós fizemos uma apostila sobre plantas medicinais, com imagens de cada uma das espécies pesquisadas e com explicações para o que servem. Este é um trabalho excelente de pesquisa para nós, porque aprendemos a catalogar as plantas. Para a comunidade também é importante porque ela poderá conhecer um pouco mais sobre estas plantas”, diz Karla, que desenvolveu o projeto em parceria com as alunas Helen Aparecida, Larissa Silva, Mayra Caroline, Priscila Mendes, Thais Moreira e Afia Moraes, dos 7.º A e 8.º B anos.

O vice-diretor da escola, Adão Francisco da Silva, ressalta que a Mostra é interdisciplinar, para uma ampla participação e integração entre as equipes da unidade com a comunidade. “Definir a preservação ambiental como tema é uma forma de ampliar o engajamento de todos em favor da causa.”

A diretora Jacira Fátima Ferreira Souza explica que os 870 alunos e 101 funcionários da escola estiveram empenhados para que a comunidade pudesse acompanhar o trabalho da escola. “Tivemos um grande número de visitantes nos períodos da manhã e tarde, mas como a mostra também é aberta no período noturno deveremos finalizar o balanço de público apenas nesta sexta-feira.”

Elizandra Manfrim Magossi