Parceria entre Administração Municipal e Sindicato garante mais um ano de festa com portões abertos

Evento será realizado entre os dias 21 e 25 de julho

com a proposta de ser um dos melhores já promovidos

IMG_0995

Marcos Antônio Silva                        Tibil e o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) acompanhou, na manhã desta segunda-feira, no Recinto de Exposições “Edílson Lamartine Mendes”, os últimos preparativos para a realização da 35.ª Exporama -, entre os dias 21 e 25 de julho. Neste ano, os organizadores esperam um público diário de 20 mil pessoas, cerca de 5 mil turistas, e uma das melhores festas já realizadas em Iturama.

No Recinto, o prefeito Cláudio se reuniu com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Edivaldo Pádua de Lima, o Tibil, que falou sobre o trabalho integrado com a Prefeitura para que a Exporama seja realizada pelo segundo ano consecutivo com portões abertos ao público. “Sem dúvidas, se não fosse a parceria com a Prefeitura e também com a Câmara Municipal não teríamos condições de fazer um evento deste porte, sem a cobrança de ingressos. Esta é uma meta do prefeito Cláudio, até o fim do mandato, que atende diretamente as famílias mais carentes de nossa cidade.”

Se não fosse esta iniciativa, ele ressalta que muitas pessoas não teriam condições de participar e nem de levar seus familiares. “Nunca nenhuma Administração Municipal havia feito este tipo de investimento no setor de lazer”, ressalta Tibil. Além da parceria na realização de uma festa com shows gratuitos, ele lembra que a Prefeitura está responsável pela manutenção e pintura das áreas interna e externa do Recinto de Exposições, aterramentos, terraplanagem e pela pavimentação de uma das ruas.

“A Administração Municipal ainda nos auxilia na reestruturação de todo o recinto. Atualmente, por exemplo, são finalizados oito blocos para atender aos anseios do produtor rural, com áreas para o Sindicato Rural, Emater, Instituto Mineiro de Agropecuária, Centro de Capacitação, Unidade Didática, posto bancário, cantina e um moderno auditório climatizado com capacidade para 200 pessoas. “Quando considerada a área, 1,7 mil metros quadrados, este é um investimento de R$ 2 milhões.”

O prefeito Cláudio explica que faz parte de seu plano de governo o investimento em lazer e entretenimento da comunidade de Iturama. “Mesmo com as dificuldades que enfrentamos no ano passado, suprimir os recursos para este setor não estava em nossos planos. Investimos cerca de 1% do orçamento em lazer e acredito que isso favorece imensamente o convívio social. Além de uma série de obras e ações em diferentes áreas, a Prefeitura trabalha para que as pessoas tenham acesso gratuito a uma série de eventos.”

Exporama

Um dos diferenciais da 35.ª Exporama é o cronograma especial voltado para o produtor rural, com torneio leiteiro, nos dias 22, 23 e 24, das 6h às 18h; Programa de Melhoramento Genético de Touros, no dia 23, a partir 8h; ranqueamento de gado e exposição, no dia 24, às 8h.

Os vencedores do rodeio profissional, em cavalo e touro, levarão para casa dois carros, quatro motos zero quilômetro, além de prêmio em dinheiro (entre R$ 10 mil a R$ 15 mil). São esperados peões de todas as partes do Brasil e os dois melhores na categoria Qualify, no dia 21 e que será disputada por peões de sete cidades da região, terão acesso às disputas pelo profissional. “A premiação que será distribuída neste ano é uma das maiores de toda a região. Os prêmios e qualidade do evento atraem competidores de toda a parte do Brasil.”

Tibil destaca ainda a atração para a garotada: um parque de diversões com modernos brinquedos, também equipado para atender o público adulto. No setor comercial, além do galpão da Associação Comercial de Iturama que agregará uma série de lojistas, outros estandes serão montados para mostrar a potencialidade de empresas que investem em Iturama. “A Exporama é um dos principais eventos realizados em Iturama, que movimenta a economia do município como um todo, como por exemplo, os setores hoteleiro e comercial.”

Shows da Exporama 2010

Dia 21 de julho - Hugo Pena e Gabriel