Prefeitura recolhe cinco toneladas de lixo e entulho em trabalho de manutenção

Equipe trabalha na área ao entorno do Recinto de

Exposições e às margens da MG 255

fotos_prefeitura_1_006

Marcos Antônio Silva

Uma equipe formada por dez funcionários públicos municipais realiza um mutirão para a limpeza e manutenção das áreas ao entorno do Recinto de Exposições “Edílson Lamartine Mendes” e às margens da MG 255. Pelo trabalho, iniciado no dia 5 de julho e que deverá ser concluído na próxima sexta-feira, tinham sido retiradas cerca de cinco toneladas de lixo, entulho e galhos até a manhã desta segunda – aproximadamente 30 carretas. Entre as metas, deixar Iturama cada vez mais preparada para receber o público de grandes eventos, como a Exporama - que será promovida entre os dias 21 e 25 deste mês -, e possibilitar aos moradores espaços públicos sempre adequados.

Nesta etapa, inicialmente, o serviço incluiu os 1,8 mil m² da Avenida Juca Pádua e proximidades dos acessos ao município. Segundo o secretário municipal de Pessoal e de Recursos Humanos, Ademir José Freitas, que coordena o trabalho, as ações são executadas sem gastos adicionais à Prefeitura de Iturama.

“Assim que assumi a coordenação dos serviços de limpeza e manutenção das áreas públicas, uma das preocupações foi manter os espaços limpos permanentemente, não apenas nas datas dos eventos, mas sem gastos a mais. Conseguimos isso com os equipamentos que já tínhamos e com o remanejamento de funcionários”, explica.

fotos_prefeitura_1_007

“Esta é uma ação que não víamos antes do prefeito Cláudio [Tomaz de Freitas] assumir a Prefeitura de Iturama. Agora, além de ser contínua, vamos redobrar as fiscalizações para coibir o descarte irregular de resíduos sólidos. A comunidade é vista como uma grande parceira. Aqueles que não colaborarem, entretanto, estarão sujeitos às sanções cabíveis em cada um dos casos.”

Praças

Até esta sexta-feira o trabalho será focado na roçagem e pintura do meio fio. “Assim que concluirmos as ações às margens da rodovia e nos trevos, vamos intensificar a manutenção das praças de Iturama. Algumas já passaram pelo serviço e têm sido fiscalizadas mais de perto. Outras ainda serão visitadas, mas já fazem parte do nosso cronograma.”

O encarregado pelo Almoxarifado, Luiz Carlos Chagas, que acompanha a execução de uma série de ações nos áreas públicas, lembra que não são apenas os espaços externos ao recinto que são trabalhados atualmente. “Especificamente, para receber o público da Exporama, a Prefeitura também está responsável pela pintura em todo o interior do ambiente.”

Elizandra Manfrim Magossi