Saúde e Centro de Zoonoses recebem veículos e equipamentos

Investimento visa agilizar ainda mais o atendimentos

de urgência e emergência e o controle de endemias

IMG_2558

Foto: Aldair de Lima

O prefeito Cláudio Burrinho (PSC) entregou nesta quinta-feira três veículos, equipamentos e uniformes à Secretaria Municipal de Saúde para serem utilizados pelas equipes do Hospital do Povo e do Centro de Controle de Endemias e Zoonoses: aparelhos para urgência e emergência, em casos que exigem a imobilização de vítimas – para o atendimento hospitalar -, e uma perua, duas motocicletas, 60 pares de uniformes (calça e camisa) e acessórios de proteção individual para os agentes.

O investimento foi anunciado no fim da manhã em coletiva, na sede do Centro de Zoonoses, oportunidade pela qual o prefeito ressaltou a possibilidade de um atendimento mais ágil no que se refere ao trabalho de controle das zoonoses. Paralelamente, além dos serviços dos agentes, ressaltou a importância do auxílio da comunidade para resultados efetivos.

IMG_2574

“Sabemos que entre o ano passado e este, conseguimos reduzir o número de casos registrados de dengue de 450 para 80 em Iturama. A dengue, entretanto, é uma doença real e o controle requer ação contínua de nossos agentes e a colaboração da comunidade. Não adianta apenas os profissionais atuarem ininterruptamente, todos devem nos auxiliar, nunca deixando lixos ou entulho nos quintais. Isto, além de afastar o mosquito transmissor da dengue - o Aedes aegypti -, deixa as residências livres de escorpiões, baratas e caramujos, transmissores de uma série de doença”, diz o prefeito.

IMG_2546

O secretário municipal de Saúde, Juliano Gonçalves Dantas, lembra que o atual investimento é realizado para fortalecer ainda mais o trabalho das equipes da Secretaria de Saúde e do Centro de Zoonoses. “Quem ganha é a população, sobretudo, pela agilidade nos serviços prestados. Com o auxílio da comunidade para mantermos doenças como a dengue sob controle, por exemplo, podemos investir cada vez mais na medicina preventiva.”

O médico veterinário Jiuliano Barbosa Gonçalves, profissional responsável pelo Centro de Controle de Endemias e Zoonoses, explica que com os novos veículos é possível agilizar o deslocamento dos funcionários do Centro de Zoonoses, localizado na Rua Ituiutaba, 1.198, no Centro, até os bairros.

“Aproveito a oportunidade para lembrar que na próxima segunda-feira terá início a campanha de vacinação antirrábica no setor urbano de Iturama, após a conclusão na área rural ao atingirmos a meta ressaltada pelo prefeito Cláudio Burrinho, a de imunizar 100% dos cães e gatos. No dia 6, a vacinação será realizada no Distrito de Alexandrita.”

IMG_2593

Os vereadores Nilo Cláudio da Costa Pádua (PSDB) e Maria Aparecida Longo (PR), presentes na coletiva, destacaram a importância da colaboração de todos para manter a cidade limpa e, com isso, reduzir a proliferação de insetos e animais peçonhentos. “Prevenir as doenças é muito mais fácil do que tratá-las”, lembra Nilo. “Temos de reconhecer este investimento para conter as endemias e efetuar uma fiscalização permanente manter a cidade livre dos descartes irregulares.” As denúncias de descartes irregulares podem ser feitas pelo 3411 9594 – Disk Denúncia.

Patrulha Mecanizada

IMG_2595

Há cerca de duas semanas, a Patrulha Mecanizada de Iturama também ganhou um reforço: um trator de 110 cavalos, equipado com grade aradora. “Com esta nova máquina os produtores têm a disposição três tratores e variados implementos. Na época de plantio, chegamos a atender mais de 20 agricultores a cada mês”, conta o secretário municipal de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente de Iturama, Eusébio José Pádua.

Elizandra Manfrim Magossi