Aniversário de Iturama reúne milhares de pessoas

DSC_7807.jpg

Emancipação Política

Dia 23 de agosto começou com alvorada e terminou com missa na igreja Santa Rosa de Lima com imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida

As festividades do 67º aniversário de Iturama reuniram milhares de pessoas ao longo do dia 23, domingo, data de sua emancipação política. Abertura das comemorações começou ainda na madrugada com alvorada com a Banda Santa Rosa de Lima em vários pontos da cidade. Poucas horas depois, a banda já estava presente no hasteamento das bandeiras em frente ao prédio da prefeitura.

Nesta solenidade, hastearam as bandeiras deputado federal Aelton Freitas, prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas e a presidente da Câmara Ana Lúcia Menezes Santos. Tudo acompanhado pelo Corpo de Bombeiros, autoridades e moradores. Neste momento, as avenidas Alexandrita e Juca Pádua já reuniam centenas de pessoas que aguardavam a passagem da cavalgada “Iturama em Comitiva Relembrando as Estradas Boiadeiras”.

Enquanto eles aguardavam, os cavaleiros saiam da fazenda do Sr. Abidair sentido bairro Amazonas por onde passaram por volta das 12 horas. Conforme a Polícia Militar havia prometido, a avenida Juca Pádua estava interditada e sem nenhum veículo desde a madrugada. Ao chegaram neste local, milhares de pessoas esperavam as apresentações das comitivas. O balanço do evento deve ser divulgado pela comissão organizadora nos próximos dias.

No entanto, a Polícia Militar adiantou que durante todo o percurso não houve registro de nenhum incidente. As mudanças anunciadas foram cumpridas e puderam ser acompanhadas pelos espectadores. “A cavalgada foi sensacional. Parabéns Iturama,” elogiou o jornalista Edson Gabriel Moyses, proprietário do jornal O Pontal em uma rede social. Ele marcou presença no evento ao lado de seus familiares.

A frente do evento que também faz parte da 5ª jornada Mineira do Patrimônio Cultural, o deputado Aelton fez questão de se juntar a ao prefeito, presidente do Sindicato (SPRI), Edivaldo de Pádua, Tibil e vereador Ricardo Oliveira Freitas. Sua participação foi marcada também pela conquista de uma patrulha mecanizada exposta em um caminhão durante o percurso. A conquista feita pelo deputado em parceria com a Prefeitura de Iturama irá atender os produtores rurais.

O desfile dos cavaleiros e dos carros de bois terminou no parque de exposições Edilson Lamartine Mendes com premiação em três categorias, entrega de troféu para todas as comitivas e almoço gratuito aos participantes. Organização da comida foi da comitiva Santa Rita de Cássia de Alexandrita.

Missa

Depois de tantas festividades durante o dia, à noite foi momento de agradecer. A missa em celebração aos 67 anos de Iturama foi antecedida por uma carreata com Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida e da padroeira Santa Rosa de Lima. Aproximadamente mil fiéis entre eles o prefeito e primeira-dama estiveram presentes na igreja.

Os párocos José Carlos Alexandre da Silva, Aparecido Batista Franco e Luis Antonio de Moraes celebram a missa que também marca a passagem da Imagem peregrina da santa pela cidade, em preparação para o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, em outubro de 2017. Ela permanece em Iturama até o dia 2.

5ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

Além da cavalgada “Iturama em Comitiva Relembrando as Estradas Boiadeiras”, as visitas guiadas a Casa da Memória até o dia 31, integram as ações 5ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. O tema deste ano é “Cidades, Regiões e Patrimônio”.

O intuito é conhecer e reconhecer a diversidade de experiências sociais vivenciadas pelos grupos que compõem as muitas regiões culturais de Minas Gerais, de acordo com informações do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).

Da Assessoria

Fotos: Marcos Antônio