Burrinho entrega UBS Santa Rosa e obras escolares

DSC_6980.jpg

Investimentos

Unidade Básica de Saúde e quadra da EM José Tiago de Queiroz serão inauguradas nos dias 14 e 25 de agosto, cobertura da EM João Ribeiro Rosa no dia 15 de setembro

Mesmo com as dificuldades financeiras que todos os municípios do Brasil vêm enfrentando, a Prefeitura de Iturama entrega neste mês e no próximo três obras: uma no setor de saúde e outras duas para a área esportiva das escolas. No mês de agosto acontecem às solenidades de entrega da UBS no bairro Santa Rosa, dia 14, às 17 horas e da cobertura da quadra da EM José Tiago de Queiroz, dia 25, às 11 horas. Já em setembro, a comunidade escolar acompanhará no dia 15, a entrega da cobertura da quadra da EM João Ribeiro Rosa também às 11.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Milton de Andrade Horta” recebeu recursos na ordem de R$ 1.495.977,94 do Ministério da Saúde (FNS), Secretaria Estadual de Saúde (SES) e contrapartida da Prefeitura. A emenda parlamentar é do deputado federal Zé Silva. Quanto à denominação do local, foi uma indicação do vereador Nilson Conceição de Oliveira através da lei nº 4.291, como forma de homenagear o médico, já falecido, mas que dedicou atuação profissional no município.

A segunda obra a ser entregue é a quadra poliesportiva “Orandi Maria Pádua de Queiroz”, da EM José Tiago de Queiroz. A instituição completou 50 anos em 2015 e até então não tinha uma estrutura esportiva para a prática de atividades e eventos dos 387 alunos. O investimento de R$ 735.685,25 do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) e FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) -Programa Pró Infância, quadra nas escolas- vai garantir ambiente confortável e seguro aos estudantes.

No mês de setembro no dia 15, outra obra no setor escolar será inaugurada. A cobertura da quadra da EM João Ribeiro Rosa beneficiará os 761 alunos da instituição que com a nova estrutura física poderão usufruir do local mesmo nos dias de chuva ou sol forte.

Saúde

Com a entrega da UBS no bairro Santa Rosa, o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho amplia o número de unidades de cinco para seis em menos de sete anos. Deste total, quatro foram construídas e outras duas foram reformadas e ampliadas. Além disso, este ano a Secretaria Municipal de Saúde mudou o horário de atendimento dos médicos nestes locais. Desde fevereiro, eles passaram a atender nos turnos da tarde e da manhã para que os moradores pudessem ter maior acesso aos serviços básicos de saúde.

Outro aspecto positivo observado com a implantação do novo horário foi à redução dos atendimentos no Pronto-Socorro Municipal que fica responsável apenas pelos casos de emergência e urgência. Para estes dois casos, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no bairro Baiano Cirino também deve beneficiar a população de Iturama muito em breve.

Investimento na Educação

As duas obras no setor esportivo das escolas ainda a serem inauguradas se juntam aos demais investimentos das outras instituições de ensino. As escolas municipais Maria Sarah, Maria de Queiroz Barbosa, Dalva Garrido, Santa Rosa já tiveram suas quadras cobertas.

O orçamento da pasta também priorizou reforma geral das escolas João Ribeiro Rosa, Maria Sarah, Maria de Queiroz Barbosa, José Tiago de Queiroz, Agrícola Alípio Soares Barbosa e João Ribeiro Rosa tornando o ambiente escolar ainda mais confortável e agregando mais qualidade a educação do município.

Da Assessoria

DSC_6976.jpg  DSC_4195.jpg