Burrinho suspende carnaval e prioriza investimentos

Administração

Gestor Municipal decidiu direcionar recursos em ações de recapeamento, aquisição de mobiliário para UPA, construção de uma escola em Alexandrita e reforma do velório e rodoviária

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho suspendeu o carnaval realizado pela Administração Municipal para priorizar investimentos nas áreas de Saúde, Educação e Infraestrutura. A decisão foi anunciada após reunião com o setor de Planejamento que avaliou a insuficiência de recursos.

Burrinho considerou a atual situação financeira do município que vem sofrendo com a queda de sua receita e dos repasses dos governos Estadual e Federal. “Optamos por não realizar a festividade do carnaval justamente para cumprir com nossos compromissos. Temos em mente necessidades primordiais tanto na saúde quanto na questão da infraestrutura,” justificou.

Com isso, a Prefeitura deve economizar e garantir as contrapartidas para a recuperação do asfalto do bairro Itália, Jardim América, São Miguel, da rua José de Freitas Nunes(Juca Chique) mobiliário para Unidade do Pronto Atendimento (UPA), construção de uma escola no distrito de Alexandrita, reforma da rodoviária e do piso do velório. “Só de investimento inicial são R$ 1.555.623,00. Fizemos um estudo e não dá pra fazer as duas coisas. Decidimos pelo andamento da cidade.”

Apresentada a justificada para a suspensão da festa popular, o prefeito detalhou quanto o município deve gastar em cada obra. “O recapeamento contou com emenda do deputado Aelton de R$ 2.215.000,00, e nós vamos entrar com R$195.357,36; A UPA contará com R$ 800 mil de recursos próprios; a primeira etapa da reforma da rodoviária e do piso do velório serão R$ 290.000,00 e R$ 70.000,00 respectivamente”.

Fechando este pacote, está a construção de uma escola municipal no distrito de Alexandrita. “O repasse será de 1 milhão e nossa parte R$ 200.266,15”. Quanto ao prazo de ínicio da recuperação dos bairros citados, Burrinho esclareceu que a “licitação foi publicada no dia 13 de janeiro e a empresa tem de cinco a vinte dias para começar. Na semana que vem se, o tempo der condição, vamos fazer um tapa-buraco paliativo no Itália,” garantiu.

Esporte

Além dos três setores, o Esporte também têm novidades para o primeiro semestre do ano. “Em março vamos iniciar o campeonato Pratas da Casa no dia 1º de junho o campeonato interescola antecipado para pegar as férias de julho. Neste mês, também está acontecendo um campeonato de futebol de campo no IEC que tem o apoio da Prefeitura de Iturama.”

Inauguração velório

O chefe do Executivo aproveitou a transmissão ao vivo nas emissoras de rádio para convidar à população para a inauguração da Capela Velório “João Tiago da Silveira” no distrito de Alexandrita nesta sexta-feira (29) às 10 horas.

Fotos: Aldair Lima