Começou a 17ª Feira Cultural: Iturama e região mostram seus talentos

Feira Cultural 2Começou, neste domingo (30), a 17ª Feira Cultural: Iturama e região mostram seus talentos.

O evento está sendo realizado na Praça do Santuário e vai até segunda-feira (1), Dia do Trabalhador. São 49 barracas de alimentação e 41 expositores de produtos artesanais, livros e trabalhos artísticos. O prefeito Anderson Golfão, vereadores e secretários municipais participaram da cerimônia de abertura, que aconteceu pela manhã.

De acordo com a Secretária de Cultura, Aldeni Janones, o evento oferece um espaço estratégico para que a produção cultural da cidade e da região se manifeste e que o público possa ter acesso a isso. “Esse é um momento de acompanhar um pouco da arte, do artesanato e da música do município. A Feira é uma tradição e nosso compromisso é manter e ampliar tudo isso ao longo dos anos”, afirmou.

O prefeito Anderson Golfão ressaltou que o evento cumpre o propósito de levar a cultura da cidade a todos os públicos e a todos os locais. O prefeito de Iturama também destacou que o evento acolhe famílias e oferece mais uma alternativa de entretenimento. “A Feira é um momento de conhecer mais sobre a nossa cultura e a ocasião de parabenizar também aos nossos trabalhadores, pelo esforço e a luta com honestidade para exercerem as suas funções”, disse o prefeito.

Feira Cultural 3

Cadastro de Violeiros

As violas fazem parte da cultura e da identidade dos mineiros e estão presentes em diversos contextos culturais e religiosos. Em Iturama, isso não é diferente. Por isso, o setor de patrimônio cultural do município, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), irá realizar o projeto “Violas: modos de fazer e tocar em Minas”. Trata-se de um cadastro dos tocadores e daqueles que produzem viola. Esse cadastro visa conhecer um pouco mais sobre o universo de violeiros em todo o estado e está sendo realizado durante a 17ª Feira Cultural: Iturama e região mostram seus talentos, na Praça do Santuário. Para participar, basta comparecer ao estande do projeto.

Saúde

Além das barracas de alimentação e estande com produtos culturais, o público também tem espaço dedicado para serviços de saúde. Na 17ª Feira Cultural: Iturama e região mostram seus talentos, há local específico para aferição de pressão e testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite.

Campanha “100% do Bem”

Durante a Feira também terá o início da terceira etapa da Campanha “100% do Bem”. Há um estande para a venda de alimentação, com toda a renda revertida para entidades do município. Na manhã desta segunda-feira (01), será realizada uma caminhada com saída da Praça do Santuário até o espaço da Feira Livre, via Avenida Prefeito Juca Pádua. O trajeto conta com o retorno à Praça onde será servida uma feijoada.