Conviver expõe trabalhos em Feira de Artesanatos

Oficinas de artes

Mantido pela Prefeitura de Iturama, projeto realiza mostra com trabalhos manuais dos idosos durante toda a semana

Os trabalhos manuais feitos pelos alunos do projeto Conviver- 3ª idade durante as oficinas de artes estão expostos na Feira de Artesanatos do grupo até o dia 9, realizado em sua sede. A abertura oficial aconteceu na manhã desta segunda com a presença do prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas (Cláudio Burrinho), vice Olegário Lima, presidente da Câmara Ana Lúcia Menezes Santos, secretário de Desenvolvimento Social, Rogério Oliveira Freitas e comunidade.

Ao falar sobre a realização evento, Burrinho reconheceu que tanto a coordenadora do projeto, Márcia Regina Ferreira Fontoura Souza, quanto o gestor Rogério trabalham com muita responsabilidade na promoção da qualidade de vida dos 450 idosos inscritos. “É muito importante que nós possamos oferecer essas atividades para eles, prezo muito o bem estar das nossas famílias.”

Olegário por sua vez disse que essas atividades oferecidas gratuitamente pela Prefeitura é um incentivo para os idosos continuarem a interagir com a sociedade. “Sempre gosto de citar a escritora Cora Coralina que aos 75 anos publicou seu primeiro livro. Então precisamos dar valor a melhor idade.” O secretário da pasta, acrescentou que esse apoio do Governo Municipal ao projeto é o que permite manter a qualidade da estrutura.

A presidente da Câmara, Ana Lúcia está entre os 450 alunos que participam das atividades do Conviver. “Estou muito feliz de fazer parte deste projeto. Somos da melhor idade com muita dádiva.”

Integração

As alunas do projeto Vera Pereira Gomes-64 anos e Maria do Carmo Mamede- 79 anos acompanharam a abertura e destacaram a importância do Conviver no dia a dia delas. “É um momento de convivência. Aqui podemos fazer chochê, bordado, ponto cruz e hidroginástica”, elencaram.

A aposentada Elzira Alves Leal, de 85 anos se orgulha ao falar que é a integrante mais velha do projeto. “Faço ginástica toda segunda e quarta”, enalteceu a idosa descrevendo que adora fazer novas amizades e que o projeto lhe dá essa oportunidade.

Oportunidade que a dona Maria Dias Barbosa, de 83 anos classifica como rejuvenescedora. “Participei de todas as atividades, hoje frequento as aulas de ginástica na cadeira. Os professores são bons, gosto de todas as pessoas que frequenta, sou muito bem tratada. Sinto-me até mais jovem.”

Todos os cursos das oficinas de artes e atividades físicas são oferecidos gratuitamente aos idosos e pelo segundo ano consecutivo a feira é realizada dentro das comemorações da Semana do Idoso em sua sede na avenida Seis Irmãos ,nº 1,69 em frente a creche Deus Menino. A mostra é aberta a comunidade e toda renda será em prol aos próprios idosos, já que um dos objetivos da feira é valorizar os trabalhos produzidos por eles.

Fotos: Aldair Lima