Dia Nacional do Livro - Educação promove Café Cultural para a entrega de 4,3 mil exemplares

Evento será realizado nesta sexta-feira, às 8h; iniciativa tem investimento de R$ 49 mil da municipalidade

DSC_0033

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, nesta sexta-feira, dia 29 de outubro, a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Iturama fará, às 8h, na sede da pasta, na Avenida Rio Grande, número 1.205, centro, um café cultural para a entrega oficial de 4,3 mil livros para representantes das nove escolas municipais, entre eles diretoras e bibliotecárias.

Os exemplares integram 11 coleções de autores renomados da literatura brasileira, como Ziraldo e Ana Maria Machado, e foram adquiridos com recursos da municipalidade no valor de R$ 49 mil, pelo Programa Estruturador da Secretaria Municipal da Educação. A entrega será simbólica e, posteriormente, cada escola seguirá um cronograma para inserir seus livros em cada uma das bibliotecas.

Na oportunidade, será lançado um importante projeto para incentivar a leitura nas escolas da rede municipal denominado “Viva a Leitura”. A Secretária Municipal de Educação, Rita Lorenzato, conta que a iniciativa envolverá duas frentes. “Por meio de uma das frentes vamos estabelecer quantidades mínimas de leitura para nossas crianças de acordo com as metas da Educação municipal. Já pela outra vamos registrar a leitura por meio de vídeos que serão feitos com alunos de 8 anos de idade, os matriculados nos 3.ºs anos do Ensino Fundamental”, explica ela.

Rita informa ainda que em 2011 será construído o Plano Municipal de Livro, Leitura e Literatura por meio do qual as secretarias municipais de Educação e Cultura traçarão um panorama do nível de leitura em Iturama para poder intensificar as ações de estímulo. “Vamos fazer um levantamento que pretende apontar dados entre os anos 2000 e 2010, como número de leitores, quantidade de vezes que freqüentam as bibliotecas e número de livros recebidos.”

Elizandra Manfrim Magossi