Educação Municipal faz um dos maiores investimentos em livros

Quatro mil e trezentos exemplares reforçarão o acervo das bibliotecas de Iturama; R$ 49 mil de recursos próprios são investidos

IMG_9167

Foto: Aldair de Lima

O Dia Nacional do Livro, dia 29 de outubro, foi comemorado em Iturama com o Café Cultural, realizado na Secretaria Municipal de Educação, e muito entusiasmo pelas diretoras e bibliotecárias ao receberem 4,3 mil livros.

Os exemplares integram 11 coleções de autores renomados da literatura brasileira e foram adquiridos com recursos da municipalidade no valor de R$ 49 mil, pelo Programa Estruturador da Secretaria Municipal da Educação.

Segundo a secretária municipal de Educação, Rita Lorenzato, o investimento foi feito para corrigir um dos problemas verificados. “Ao percorrer nossas escolas municipais, principalmente ao visitar os espaços destinados às bibliotecas, percebi que o acervo não correspondia às reais necessidades do educando. Com a aquisição destes exemplares conseguimos mudar este quadro.”

A coordenadora das bibliotecárias, Sueli Alves, diz acreditar que na história das bibliotecas escolares nunca a Secretaria Municipal de Educação investiu em tantos livros. “Com toda certeza essa ação é muito significativa, espero que com este estímulo cada um possa se tornar um verdadeiro leitor, com excelente resultado ao longo de suas vidas”.

A professora de Biblioteca Sebastiana Silva Freitas Garcia considerou que neste último dia 29 de outubro, pela primeira vez as bibliotecárias das Escolas Municipais de Iturama estiveram junto aos diretores recebendo das mãos da Secretária Municipal de Educação, Rita Lorenzato, novos livros de Literatura para as crianças de Iturama.

“Este é um motivo de orgulho para nós bibliotecárias, pois o sucesso é devido ao trabalho em grupo que estamos desenvolvendo desde o inicio do ano, onde todos os livros foram sugeridos por nós que trabalhamos nas bibliotecas  e que vivemos o dia a dia na escola. Esta é uma ação da Secretaria Municipal de Educação que sem dúvida vai gerar melhorias nos resultados de nossos alunos, muita qualidade de ensino. Quero deixar o meu muito obrigada e dizer que esta ação motivou todo o grupo de professores bibliotecários”, diz Sebastiana.

O secretário municipal de governo, Tércio José Araújo, que participou do Café Cultural, lembra que a educação é uma das prioridades do atual governo municipal e que ações como a verificada no Dia do Livro fazem parte de projetos para o desenvolvimento da educação como um todo. “O prefeito Cláudio Burrinho tem dispensado especial atenção a todas as medidas que impulsionam o setor educacional.”

O prefeito Cláudio Burrinho lembra que todo o trabalho direcionado ao desenvolvimento educacional já aponta para resultados concretos. “Nos preocupamos com a educação porque é somente por meio da educação que uma nação se desenvolve plenamente. No Ensino Fundamental, por exemplo, temos índices altamente satisfatórios. Ampliamos, por exemplo, o nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 4 para 6, nível das localidades mais desenvolvidas.”

Foco

IMG_9119

De acordo com a secretária Rita, a Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado com foco voltado para o aluno melhorando as condições que o envolvem na escola. O primeiro olhar foi voltado para a organização do conteúdo aplicado, assim planejando o material de apoio, as apostilas.

“Depois nos preocupamos com a inovação tecnológica, os laboratórios de informática, todos estão novinhos prontos para serem utilizados pelos alunos. Outra preocupação era na melhoria dos mobiliários nas escolas, desde de junho de 2009 carteiras e cadeiras foram adquiridas e estão sendo reformadas. E agora neste 29 de outubro uma aquisição expressiva de livros para melhorar nossas bibliotecas Escolares, pois a leitura é uma ação importantíssima para o município que tem e pretende melhorar ainda mais o Ideb perante nossa região.”

Ela lembra que junto com este fomento às Bibliotecas Escolares, foi lançado também o “Projeto Viva Leitura”, que terá duas vertentes:

ü  Uma voltada para quantidade de leitura mínima por alunos na escola, e outra

ü  Pela Qualidade de leitura que nossos alunos possuem ou são estimulados

“O Projeto Viva Leitura será implantado em todas as escolas municipais e servirá de eixo para outros projetos já executados e também para que a Secretaria Municipal de Educação acompanhe a evolução da leitura.”

Elizandra Manfrim Magossi