Iturama comemora 67 anos com programação especial

Emancipação política

Burrinho confirma sétima edição da cavalgada e outros três eventos para o dia 23

Cavalgada, carreata, missa e entrega de trator ao Sindicato dos Produtores Rurais de Iturama (SPRI) são os eventos que fazem parte da programação em alusão aos 67 anos de emancipação política da cidade, neste dia 23 de agosto. O anúncio das festividades foi realizado em coletiva pelo prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, Cláudio Burrinho, vice Olegário Lima com a presença da imprensa, polícias Militar, Rodoviária, Corpo de Bombeiros, presidente do SPRI e membros da comissão organizadora da cavalgada.

O cronograma comemorativo começa pela manhã com a sétima edição da cavalgada. Para este ano, foram feitas reestruturações no evento visando a segurança dos cavaleiros e animais. “Estas mudanças foram realizadas para a cavalgada não acabar. Onde tem organização, o evento cresce,” justificou presidente da comissão organizadora e presidente da comitiva Santa Rosa de Lima, Rafael Carlos Chagas. Regulamento está na sede do SPRI onde estão sendo feitas as inscrições e também na página do Facebook “Cavalgada Iturama em Comitiva Relembrando as Estradas Boiadeiras”.

Ao assumir a Prefeitura em 2009, Burrinho prometeu que voltaria a organizar os eventos históricos da cidade, o que aconteceu no mesmo ano com a realização da cavalgada e desfile cívico do dia sete de setembro. “Graças a Deus estamos chegando à sétima edição da cavalgada e sempre tentamos melhorar a qualidade do evento assim como o desfile,” garantiu.

A valorização das iniciativas culturais pela Prefeitura, foi destacada pelo vice-prefeito Olegário Lima. “É muito importante o município resgatar e apoiar estes eventos, pois faz parte da nossa história,” frisou ele.

Com o planejamento de segurança finalizado para a cavalgada, as polícias Militar, Meio Ambiente e Trânsito falaram como será o trabalho conjunto. “Nós estaremos desde a madrugada de domingo com nosso efetivo fechando as ruas e removendo os carros nestes locais. E nossa ação vai continuar mesmo após o término,” garantiu subcomandante da 3ª Cia de Polícia Militar, capitão Júlio César Jacometti alertando que não serão permitidos animais nas vias públicas depois das 16 horas.

Participando pela primeira vez do evento, o comandante do pelotão do Corpo de Bombeiros de Iturama, tenente Deillonn Gonçalves Ferreira resumiu a participação dos militares. “Ficamos honrados com o convite para este evento que já faz parte da história da cidade. Vamos estar à disposição para o que precisarem.”

Proprietário da chácara Santa Rosa, Abidair de Freitas Faria manifestou sua alegria em ceder o espaço para a saída dos cavaleiros. Os participantes vão chegar à zona urbana pelo bairro Amazonas, passando pelas avenidas Alexandrita e Juca Pádua até o parque de exposições, onde será servido almoço gratuito organizado pela equipe do Sr. Hélio Correa, de Alexandrita e a premiação das comitivas, às 13 horas.

Entretanto, o presidente do SPRI, Edivaldo de Pádua Lima, o Tibil orienta os participantes. “Para evitar o risco de doença transmitida pelos animais equinos, a entrada deles no parque não será permitida. O IMA vai fiscalizar. Então os cavalos devem ficar no estacionamento de cima.”

Entrega de trator

Na mesma data, o sindicato recebe um trator com equipamentos agrícolas. A conquista foi viabilizada pelo deputado Federal Aelton Freitas em parceria com o Governo Municipal de Iturama. “Solicitamos ao deputado e tivemos o prazer de sermos atendidos. É um trator no valor de aproximadamente R$ 150 mil com a contrapartida total da Prefeitura,” agradeceu Tibil.

Carreata e missa

Outros dois eventos que fazem parte das comemorações de aniversário foram descritas pelo pároco da igreja Santa Rosa de Lima, Aparecido Batista Franco. “A missa será às 19 horas e não mais às 10 da manhã como anteriormente, isso para que todos possam participar dos dois eventos.”

Ele comunicou ainda que uma carreata partirá da igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Recanto dos Lagos, às 18 horas passando pelas principais ruas e avenidas com a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida e da padroeira da cidade até a igreja Santa Rosa de Lima onde acontece a missa.

Sobre a imagem peregrina, ele explicou que todas as paróquias da cidade vão receber a santa que chega de Aparecida no dia 18 de agosto e permanece até o mês de setembro. Acolhida faz parte da preparação para o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem, em outubro de 2017.

5ª Jornada Mineira

O locutor oficial da cavalgada, Adjunior Souza ao agradecer os parceiros envolvidos na iniciativa, lembrou que ela faz parte da 5ª jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Visitas guiadas a Casa da Memória entre os dias 17 e 30 de agosto também estão dentro do cronograma do projeto cultural.

Fotos: Aldair Lima∕Marcos Antônio