ITURAMA E REGIÃO MOSTRAM SEUS TALENTOS

Robinho

DSC_0223

Fim de semana cultural é marcado por multiplicidade

A X FEIRA CULTURAL “ITURAMA E REGIÃO MOSTRAM SEUS TALENTOS” - dois dias de intensa programação cultural gratuita, com festival de música, peças teatrais, danças típicas, performances cênicas e artesanato -, reuniu um público de aproximadamente 15 mil pessoas na Praça do Santuário neste sábado e domingo, segundo estatísticas do comando da Polícia Militar, responsável pela segurança, sendo que o fluxo maior foi verificado no sábado à noite – cerca de 5 mil. Os espetáculos foram apresentados a cada hora, praticamente, com a proposta de agradar um público heterogêneo integrado por faixas etárias diferentes.

Trata-se de um dos maiores eventos culturais da região, tradicional e reconhecido pela qualidade artística e capacidade de trabalho das equipes empenhadas, coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura. A multiplicidade e a interiorização, para possibilitar entretenimento e cultura além das grandes metrópoles, são questões ressaltadas pelo presidente do Conselho do Patrimônio Cultural, Romes Damacena.

“Trabalhamos para levar até as famílias da nossa cidade, região e de outras localidades uma programação diferenciada, que pretende despertar para a importância do setor cultural. Além de trazermos talentos de cidades como Frutal, Jales, Limeira D’Oeste e São José do Rio Preto, apresentamos os nossos”, diz ele.

DSC_0286

A final do “I Festival de Outono de Iturama – Música Brasileira”, iniciado no último dia 21, foi inserida na programação da X Feira Cultura, no sábado à noite, e revelou nomes como Ítalo e Rafael, Zé Preto e Edmar e Kid Santos e Udnei, que conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, na categoria “Dupla ou Grupo”.

Na “Solo Adulto” os destaques foram Telma Maria de Lima, Hannah e Maria das Graças Medeiros. Na “Infantojuvenil”, Leonardo José Correia, Rebeca e Ana Rita e Amanda Souza Santos foram os três primeiros colocados (veja os cinco finalistas no quadro)

“O Festival de Outono tem a finalidade de resgatar os grandes eventos de música em Iturama, ampliando as oportunidades. Com o Festival, os ituramenses encontram esta opção em sua própria comunidade”, diz ele.

Artesanato

11_-_Associao_dos_Artesoes_de_Iturama

O artesanato também esteve em evidência durante a X FEIRA CULTURAL “ITURAMA E REGIÃO MOSTRAM SEUS TALENTOS”. Mais de 50 estandes foram ocupados por representantes do setor. Doces caseiros, licores, óleo sobre tela, crochê, desenhos, bordados, objetos para decoração, bonecas, fuxico, biscuit, entre outros, mesclaram-se com o verde e amarelo, cores que transformaram o cenário da Feira neste ano – uma clara alusão à Copa do Mundo de 2010.

Para a professora de pintura em tecido e que já coordenou o setor de artesanato da Secretaria Municipal de Cultura, Eunice Guimarães Leal de Souza, o evento é uma opção que os artesãos têm para mostrar o que produzem. “Na Feira eles puderam divulgar, vender e participar de uma iniciativa que reúne muitos expositores. É uma troca de experiências muito positiva. Falei com vários deles e todos me disseram que obtiveram bons resultados.”

Em média, 1,8 mil alunos aprendem algum tipo de artesanato por meio dos cursos oferecidos pela Cultura. As matrículas são abertas duas vezes por ano: em janeiro e julho. Informações sobre como participar podem ser obtidas pelo telefone (34) 3411 9567.

Corrida Rústica

DSC_0114

O Dia do Trabalho – 1.º de Maio -, foi marcado por uma programação especial, que também fez parte da X Feira Cultural: a VI Corrida Rústica do Trabalhador. Os vencedores foram: Aldair Fernandes Júnior, Guilherme Eterno Borges de Oliveira e Jader Luiz Oliveira Pereira, na categoria “Masculino”; José Timóteo dos Santos e José Hervando de Camargos, na “3.ª Idade Masculino”; Jéssica Santos da Silva, Tamiris Ribeiro Mendonça e Rejane Ferreira, na “Feminino”; e Maria Donizete Ferreira dos Santos, Lúcia Helena da Cruz Oliveira e Alice Maria Queiroz Pacífico Freitas, na “3.ª Idade Feminino”. Os prêmios destinados aos primeiros colocados foram R$ 300, R$ 200 e R$ 100 e medalhas.

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) destaca os eventos como uma forma de aproximar a comunidade da cultura e do esporte. “A Feira é uma tradição em Iturama que trabalhamos para manter sempre com qualidade crescente. Mostramos os nossos talentos e somos palco para que pessoas de outras regiões mostrem o seu. Este intercâmbio possibilita um crescimento cultural de importância incontestável”, diz ele.

Disse ainda que a Corrida Rústica do Trabalhador é de fato uma iniciativa louvável para comemorar o 1.º de Maio. “Sabemos que em todo mundo a data é lembrada, inclusive com algumas manifestações violentas. Em Iturama, conseguimos uma forma de integrar o Dia do Trabalhado com a atividade esportiva, um exemplo a ser seguido até mesmo por outras nações.”

Final do 1º FESTIVAL DE OUTONO DE ITURMA - MÚSICA BRASILEIRA

1.º lugar           Aldair Fernandes Júnior

2.º lugar           Guilherme Eterno Borges de Oliveira

3.º lugar           Jader Luiz Oliveira Pereira