Jogos interescolares começam hoje(25) com três partidas

JOGO.jpg

A Prefeitura de Iturama e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer realizam nesta sexta-feira, dia 25 de setembro, a partir das 19 horas no ginásio Alcides Costa, a abertura oficial da primeira edição dos Jogos Interescolares –Jogos e Educação(JOED)- da gestão 2014∕2016 e da secretária de Educação Rita de Cássia Donegá Salomão Lorenzato, atualmente responsável por essa pasta.

O evento esportivo começa após a cerimônia de apresentação das 15 delegações com a disputa de três partidas e só termina no dia 21 de novembro, realizado todas as sextas e sábados. O torneio acontece nas modalidades de futebol, handebol e voleibol entre as municipais, estaduais e particulares de Iturama e do distrito.

A organização para os jogos iniciou meses antes com a execução do 1º Projeto Mascote dos jogos interescolares. Nele os alunos apresentaram nomes e desenhos para o mascote da competição. O nome escolhido foi JOED(Jogos e Educação) indicado pelo aluno José Maciel dos Santos do 5º ano da E.M. Maria de Queiroz e o desenho vencedor foi do aluno do 5º ano, da Escola Municipal Lourival Baptista Câmara, Vilmone Otávio Mariano dos Santos. Todos os estudantes envolvidos na iniciativa serão premiados.

Investimentos

O Governo Municipal já investiu mais de cinco milhões em obras esportivas nos últimos sete anos para a comunidade e para os alunos. Entre eles estão a construção do ginásio Zé Tomaz Filho, reforma do Alcides Costa (onde acontece os jogos interescolares), construção de quadras públicas nos Residenciais Alcides Veríssimo,Amazonas, Dr. Diogenes de Souza e melhorias no campo de futebol do bairro Tiradentes.

No pacote também estão às coberturas das quadras das EM Santa Rosa, E.M. Dalva Garrido e a recente entrega do benefício na E.M. João Ribeiro Rosa. O espaço esportivo de todos esses locais agora oferecem mais conforto e qualidade para os estudantes durante as atividades físicas.

Após a inauguração da quadra da E.M. José Tiago de Queiroz, prevista para os próximos meses, todas as escolas da rede municipal de ensino contarão com áreas esportivas cobertas. Nesta última obra, o Governo Municipal avaliou que a instituição de ensino era a única que ainda não tinha um local para a prática de atividades externas. A Administração e a Secretária de Educação e Esportes e Lazer escolheram então o ano em que a escola completa 50 anos para presentear toda comunidade escolar com a inauguração da obra.

Incentivo ao esporte

A realização dos jogos interescolares entra para a lista de incentivos do Governo Municipal ao esporte. É mais uma ação dele que valoriza a prática de esporte, promoção do lazer e integração entre comunidade e estudantes de todas as redes de ensino de Iturama e Alexandrita.

Além da volta dos jogos esportivos entre as escolas, a Prefeitura de Iturama inaugurou em 2014 a escolinha Maurício Vôlei em parceria com o jogador da seleção brasileira, o ituramense Maurício Souza e tem mais de 300 alunos inscritos. As aulas acontecem no ginásio Zé Tomaz Filho. Outra iniciativa disponível gratuitamente para os jovens são as aulas da escolinha de base de futebol no ginásio Alcides Costa.

Os projetos sociais são mantidos pela Administração Municipal com intuito de mostrar aos jovens a importância da prática de atividades físicas para uma vida saudável em seus horários ociosos. São neles que muitos atletas descobrem suas habilidades e se tornam grandes talentos, como é o caso do Maurício Souza e Ramon Victor Santos e tantos outros ituramenses que se destacam em várias competições.