Leilão em Iturama será no dia 11 de abril

Meta dos organizadores é bater recorde de arrecadação neste ano; em 2009 foram
destinados R$ 105 mil ao hospital e um caminhão com toneladas de alimentos
não perecíveis e materiais de higiene e limpeza

A 10.º edição do leilão de Iturama em prol ao hospital do Câncer de Barretos - Fundação Pio XII -, foi divulgada oficialmente na manhã de ontem durante coletiva realizada no gabinete do prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC). A ação será realizada no dia 11 de abril, a partir do meio dia, no Tatersal do Recinto de Exposições “Edílson Lamartine Mendes.” O objetivo é arrecadar fundos para o Hospital do Câncer de Barretos, entidade que hoje assiste quase 4 mil ituramenses por ano. Segundo levantamentos, no ano passado foram 3.800 pacientes atendidos.

A meta dos organizadores é superar o que foi arrecadado no ano passado, quando por meio da 9.ª edição do leilão foram destinados R$ 105 mil ao Hospital de Barretos. Além dos recursos, foi encaminhado um caminhão com toneladas de alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza.

A Comissão Organizadora do Leilão de Iturama, que se reuniu na tarde de ontem na Prefeitura de Iturama para discutir a realização do evento, programa um arrastão em todo o município para arrecadar donativos. A ideia é realizar a ação na semana que antecederá o leilão. Atualmente, 100% dos pacientes de Iturama com câncer são atendidos no Hospital de Barretos, entidade que presta assistência totalmente gratuita.

Segundo o secretário municipal de Saúde e Ação Social e presidente da Comissão de Leilão, Juliano Gonçalves Dantas, o sucesso das edições realizadas em Iturama deve-se às parcerias com o Rotary Club, Demoley, Lions, Câmara de Vereadores, Copasa, Interact, Sindicato Rural, OAB, Associação Comercial e Industrial de Iturama, Loja Maçônica e Polícia Militar. “Em cada nova edição que realizamos superarmos os números da anterior. Com certeza neste ano não será diferente.”

O integrante da Comissão de Leilão, Dr. Perboar Tiago de Queiroz, explicou que as datas dos leilões são pré-agendadas pela equipe do Hospital. “Nós apenas definimos uma comissão para auxiliar na realização do evento porque é a comunidade que faz o leilão. A sociedade de Iturama tem respondido à altura diante de tudo o que o hospital tem feito por ela. Todos têm nos dado respaldo em cada um dos leilões realizados. Creio que neste ano teremos integrantes da diretoria do hospital no evento aqui com a gente.”

Arrastão

Carlos Donizete, que também integra a Comissão, lembrou que um “arrastão” será realizado no comércio e nas comunidades das áreas rural e urbana para arrecadar donativos. “Todo mundo tem condições de colaborar doando o que puder para auxiliar o Hospital que presta um auxílio totalmente gratuito às comunidades de diferentes localidades. Esperamos que todos entendam e nos auxilie.”

A data do Arrastão será dia 20 de março a partir das 8h em todos os bairros de Iturama. A comunidade pode participar doando materiais de limpeza e higiene, alimentos não perecíveis, dinheiro, semoventes ou fazer qualquer outra doação que possa ser encaminhada ao Hospital de Barretos.

Os moradores da área rural podem comunicar ou encaminhar suas doações para as rádios, Prefeitura de Iturama, Câmara Municipal ou para a Secretaria Municipal de Saúde.

Recorde

O prefeito Cláudio aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que participam direta e indiretamente de ações para manter o hospital. “Essa é uma questão que não tem a ver com política, mas com o auxílio ao próximo. Com certeza vamos arrecadar o máximo possível de donativos e recursos. Vamos superar todos os números e bater o recorde. Para isso precisamos do apoio de todos.”

Na oportunidade, o prefeito ressaltou que mantém, em parceria com o vice-prefeito Anderson Golfão, e com recursos próprios, duas casas de apoio em Barretos. “Estive lá quando existia apenas uma casa e vi a necessidade de mais uma estrutura. Nossa meta é não medir esforços para auxiliar o hospital e os pacientes de Iturama que buscam tratamento oncológico em Barretos.”

Dia Internacional da Mulher

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o prefeito Cláudio aproveitou a coletiva para parabenizar todas as mulheres de Iturama, Alexandrita e região. “Sabemos que muito ainda precisa ser feito para garantir os direitos da mulher, mas vemos que muitos são os avanços, como por exemplo, a vigência da Lei Maria da Penha, que cria mecanismo contra a violência à mulher”, lembrou. Em especial, agradeceu à primeira dama Poliana, por sempre ter o apoiado em todo o trabalho que realiza.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: (34) 3411 9512