Paralisação das prefeituras

prefeito.jpg

Burrinho justifica adesão do município ao movimento

Iturama está entre 578 cidades mineiras que suspenderam atendimento burocrático na segunda para mostrar a sociedade arrocho financeiro vivido pelas prefeituras

Nesta segunda-feira, dia 24, os atendimentos burocráticos da Prefeitura de Iturama ficaram suspensos, sendo mantidos apenas os serviços essenciais. A paralisação foi motivada pelo movimento “Crise nos municípios: prefeituras de Minas param por você”, com objetivo de mostrar à sociedade as dificuldades enfrentadas pelas administrações municipais com o corte e atraso de repasses do Governo Federal.

Com a presença dos prefeitos de Limeira do Oeste, Enedino Pereira Filho e de União de Minas, Guilherme Antonio Nunes, o Tipila também integrantes da iniciativa, Burrinho convocou coletiva para justificar adesão do município nesta ação coletiva. “Reivindicamos a atualização dos valores destinados ao Fundo de Participação dos Municípios e o ICMS para nossa cidade e região, com apoio da Associação dos Municípios Mineiros,” defendeu ele alegando que atualmente todos os gestores sofrem com a queda de suas receitas.

Enedino diz que também é uma forma de chamar atenção do Governo Federal para que o órgão possa melhorar os repasses aos municípios para que mantenham os serviços públicos municipais com qualidade. “Esta mobilização vai somar, pois estamos expondo nossas dificuldades,” pontuou.

Para Tipila, esta não é uma situação restrita apenas aos municípios mineiros, mas de todo Brasil, que, em sua opinião precisa rever estes aspectos financeiros que estão desgastando as prefeituras. “Estamos juntos para que possamos procurar uma solução melhor para esta crise.”

Burrinho acrescentou que William Maia, prefeito de Carneirinho também faz parte da mobilização, mas que não pode estar presente na coletiva devido uma viagem a Brasília. Por fim, acrescentou que apesar de toda esta situação, em Iturama tudo está sendo feito para que o município continue a desenvolver e a população não seja prejudicada pela crise. “Estamos trabalhando para terminar nosso mandato com qualidade.”

Da Assessoria
Fotos: Marcos Antônio