Plataforma Freire - Professores podem se inscrever até o dia 30

Interessados devem acessar o endereço eletrônico freire.mec.gov.br; dúvidas podem ser sanadas na Secretaria Municipal de Educação de Iturama

Plataforma

Professores das escolas públicas municipais e estaduais poderão se pré-inscrever para os cursos oferecidos pelo Plano de Formação de Professores da Educação Básica até o dia 30 de novembro. O interessado fará sua adesão por meio de um sistema desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação) denominado Plataforma Freire, onde cadastrará seu currículo. Para isso basta acessar o endereço eletrônico freire.mec.gov.br.

A partir da pré-inscrição dos professores e da oferta de formação, as secretarias municipais e estaduais de educação terão na Plataforma Freire um instrumento de planejamento estratégico capaz de adequar a oferta das instituições públicas à demanda dos professores e às necessidades reais das escolas de suas redes.

Aparecida Francisca da Silva, professora regente do 3.º Ano na Escola Municipal João Ribeiro Rosa, cursa a especialização em mídias na educação pela Plataforma, Faculdade Federal de Ouro Preto, e fala sobre as vantagens. “Iniciamos as aulas no dia 4 de novembro e já realizamos até atividades interativas. Percebi que foi de encontro às necessidades da educação no mundo globalizado, no qual o professor deve ser preparado para lidar com os avanços tecnológicos.”

Aparecida incentiva os professores a se inscreverem. “Participe, os cursos são gratuitos, têm o apoio do governo municipal, por meio da Secretaria de Educação, e, acredite, a sua capacitação continuada promove melhorias na formação do cidadão.”

A monitora de Informática Terziani Machado Moura, também da escola João Ribeiro Rosa, diz que o curso [especialização em mídias na educação] apresenta propostas práticas para utilização de todos os recursos tecnológicos para o cotidiano escolar. “Consegui me inscrever através da Plataforma Freire. A proposta é que possamos utilizar da melhor forma possível todos os recursos tecnológicos disponíveis. A tecnologia facilita e fascina os alunos.”

Pré-inscrição

- O professor poderá se inscrever em apenas um curso;

- O interessado deve ficar atento para que a escolha seja compatível com a sua área de atuação;

- Em trinta de novembro encerra-se o prazo para as pré-inscrições;

- Em 1.º de dezembro encerra-se o período para validação das inscrições.

- Em sete de janeiro de 2011 ocorrerá o início dos processos seletivos aplicados pelas instituições de ensino superior;

- Somente os professores que constam na base do Censo Escolar de 2009 poderão realizar sua pré-inscrição;

- Eventuais dúvidas podem ser sanadas com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, na Avenida Rio Grande, 1.205, Centro e também pelo telefone 0800.61.6161 opção 7 Plataforma Freire.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 3411 9512