PLHIS - Equipes da Prefeitura e IEP iniciarão levantamento nesta segunda-feira

Primeiras famílias a serem visitadas serão as moradoras às margens dos córregos Santa Rosa e Quati; questionário fornecerá dados sobre renda e característica do domicílio

Foto: Marcos Antônio de Lima

Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Iturama e IEP (Instituto Educacional Profissionalizante) iniciarão na próxima segunda-feira, dia 15 de novembro, o levantamento de dados de famílias de Iturama que poderão ser beneficiadas pelo PLHIS (Plano Local de Interesse Social), que tem como meta melhorar a qualidade de vida da comunidade por meio de uma série de ações que visam garantir o acesso à moradia digna.

As primeiras localidades a serem trabalhadas serão às margens dos Córregos Santa Rosa, área que será concluída no dia 21, e Quati, que deve ser toda coberta em um único dia, na segunda-feira.

As famílias deverão fornecer dados gerais por meio de um questionário que incluirá perguntas sobre a identificação do chefe da família, renda e características do domicílio, como por exemplo, número de cômodos e se há abastecimento de água e escoamento sanitário.

Pela aplicação dos questionários, será possível saber ainda se as comunidades são assistidas pelo BPC (Benefício de Prestação Continuada) - concedido a pessoas deficientes e idosas -, PSF (Programa Saúde da Família) ou UBS (Unidade Básica de Saúde).

No dia 20, a pesquisa será realizada nos bairros Dr. Diógenes de Souza, São Miguel e Vila Cruzeiro, levantamento que ficará sob responsabilidade das Secretarias Municipais de Educação e Cultura.

Segundo informações do gestor de Convênios da Prefeitura de Iturama, Clayton José de Oliveira, que coordena o PLHIS em Iturama, entre os problemas previamente levantados estão ocupações de APP’s (Áreas de Preservação Ambiental) e invasões.

Elizandra Manfrim Magossi