Prefeito fala da exigência de escolaridade para concurso

DSC_8083.jpg

Educação

Sob responsabilidade da Fumarc- Puc de Minas processo não pode ser alterado, mas município oferece ensino gratuito através do CESU D. Fiuca

Os vereadores Nilson Conceição de Oliveira (Nilsinho) e José Francisco da Rocha (Zé Cambota) pediram ao prefeito, Cláudio Tomaz de Freitas, o Burrinho que mudasse a exigência dos ensinos Fundamental e Médio para preenchimento de determinados cargos para o concurso público. Eles alegaram que muitos profissionais exercem a função há anos, mas que não concluíram seus estudos e, portanto, não poderia participar do processo.

Compreendendo a situação, Burrinho alertou os parlamentares e moradores que a mudança não é possível, tendo em vista que a reestruturação foi feita pela Fundação Getúlio Vargas e processo pela Fumar-Puc de Minas. Entretanto, o gestor informou que a Secretaria oferece ensino gratuito aos moradores que se encaixam neste perfil “No Cesu D. Fiuca eles podem concluir seus estudos, melhorar sua condição de conhecimento e ainda participar do concurso,” considerou.

A secretária de Educação de Iturama, Rita de Cássia Donegá Lorenzato Salomão disse que a estrutura sempre teve a disposição da população, mas afirmou que caso a demanda seja grande Burrinho sugeriu aumentar o quadro de educadores do Centro Escolar de Estudos Supletivos (Cesu). “Lá temos salas de estudos e plantões. Para quem deseja fazer o concurso ainda dá tempo, as inscrições são agora dia 1º de setembro, mas a posse só acontece em fevereiro,” esclareceu.

O diretor do Cesu, Renato Miguel de Queiroz completou as informações da secretária sobre o funcionamento do local . “Os professores são qualificados e temos dois sistemas de ensino: o semipresencial e o presencial. O aluno pode escolher a melhor maneira, sendo que ele pode ir das 13 às 22 horas, na avenida Belo Horizonte, nº 1016 em anexo a escola Santa Rosa,”pontuou o educador.

Legislativo e Executivo

Os vereadores elogiaram a alternativa encontrada pela Administração, Câmara de Vereadores junto a Secretaria de Educação já que a exigência da escolaridade vai ser mantida pela Fumar- Puc de Minas. “Que bom que achamos um caminho para as pessoas que desejam fazer o concurso,”comemorou.

Burrinho reconheceu a atitude dos vereadores. “É muito importante buscarmos alternativa para que todos possam participar do processo e dar condições para que isso aconteça,” avaliou o gestor apontando que a Prefeitura sempre manteve este serviço de forma gratuita e que agora se torna ainda mais importante para qualificação e preparação para este processo.

Serviço:

Cesu D. Fiuca