Prefeitos e representantes de oito cidades voltam discutir reativação da AMVARIG

IMG 1796Com foco na reativação da AMVARIG (Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande), mais uma reunião foi realizada em Iturama, na tarde desta quinta-feira (4).

Prefeitos e representantes de oito cidades da região participaram do encontro e debateram formas de gestão da entidade. Em virtude do cenário econômico instável, a ideia é que essas parcerias possam fortalecer esses municípios na busca de recursos em conjunto, de maneira integrada. Os objetivos podem ser alcançados em áreas como saúde, educação e segurança pública.

A entidade será composta pelos municípios de Iturama, União Minas, Carneirinho, São Francisco de Sales, Frutal, Limeira do Oeste, Fronteira e Itapagipe. Este foi o terceiro encontro do grupo. Na pauta, o debate sobre temas técnicos da viabilidade da entidade voltar a atuar. “Está sendo feito um levantamento sobre a documentação necessária para reativação, os créditos e débitos existentes e para uma próxima reunião definirmos a diretoria da AMVARIG que seguirá os trabalhos”, disse o procurador-geral de Iturama, Afonso Celso Praes, que representou o prefeito Anderson Golfão.

Para José Sebastião de Oliveira (Zé da Patrola), prefeito de São Francisco de Sales, a união dos municípios é fundamental na busca de melhorias das condições de vida da população. “A união faz a força e é por meio dessa união que vamos conquistar recursos no governo estadual e no governo federal para toda a região”, afirmou.

O prefeito de Fronteira, Marcelo Passuelo, destacou o empenho do envolvidos na causa. Segundo ele, após a reestruturação será definido um plano de trabalho entre cada participante. “Estamos em análise da melhor estratégia de atuação. Depois disso, a associação pode contribuir com consórcios de saúde, de turismo e auxiliar no avanço desses municípios”, ressaltou.

A prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges (Ciça), reforçou o apoio à causa. “Todos estão atuando com muito companheirismo e dedicação para que a entidade volte a atuar. E acredito que estamos no caminho certo”, disse.

Por fim, o secretário de Planejamento de Itapagipe, José de Freitas Maia (Zé Maia), falou sobre como o compartilhamento de experiências pode ajudar o desenvolvimento regional de forma integrada. “Todos estão reunidos e debatendo ideias para a solução de problemas da região e dos municípios de maneira individualizada. Esse é um ponto fundamental na gestão pública”, finalizou.