Prefeitura de Iturama realizou testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C gratuitamente

Na manhã deste último domingo (07) como já havia sido divulgado durante toda a semana, a Prefeitura Municipal de Iturama, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou centenas de testes na feira livre da cidade.

Foram realizados testes contra HIV, Sífilis, Hepatite B e C, durante toda a manhã na feira-livre de Iturama. A pessoa que estivesse interessada em realizar o teste, passava por um sistema de identificação, logo após realizava os testes, e em questão de minutos, ja havia o resultado final dos mesmos.

No total foram realizados 428 testes.

SAIBA MAIS SOBRE CADA DOENÇA

HIV

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo.

Ter HIV não significa ter Aids

Quando uma pessoa é infectada, o HIV vai para dentro do DNA (código genético) da célula CD4 e faz milhões de cópias de si mesmo, rompendo a célula em busca de outras para continuar a infecção. Com o passar do tempo, a quantidade de células CD4 diminui muito, o que torna o organismo vulnerável para outras doenças.

Sífilis

É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios.

Hepatite B

Apesar de grave, é uma doença imunoprevenível e pode ser evitada com vacina. Causa comprometimento no fígado, podendo desenvolver-se de forma crônica ou aguda.

Hepatite C

É um processo infeccioso e inflamatório causado pelo vírus C da hepatite e que pode se manifestar na forma aguda ou crônica, sendo esta segunda a forma mais comum. A hepatite crônica pelo HCV é uma doença de caráter silencioso que evolui sorrateiramente e se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado. Aproximadamente 60% a 85% dos casos se tronam crônicos e, em média, 20% evoluem para cirrose ao longo do tempo. Uma vez estabelecido o diagnóstico de cirrose hepática, o risco anual para o surgimento de carcinoma hepatocelular (CHC) é de 1% a 5% (WESTBROOK; DUSHEIKO, 2014). O risco anual de descompensação hepática é de 3% a 6%. Após um primeiro episódio de descompensação hepática, o risco de óbito, nos 12 meses seguintes, é de 15% a 20% (WESTBROOK; DUSHEIKO, 2014).

fonte: ministério da saúde