Programação alusiva ao 62.º aniversário de Iturama tem início neste sábado

Minas ao Luar será o primeiro evento comemorativo;

programação será estendida para todo o dia 23, segunda

Arquivo

Têm início neste sábado as festividades alusivas ao 62.º aniversário de emancipação política de Iturama. A programação será aberta às 21h, com o “Minas ao Luar”, um resgate das serestas possibilitada pela parceria entre a Prefeitura de Iturama e o SESC-MG. A Praça do Santuário será o cenário para a banda Diamantina em Serenata e para Kairo e Nicolas, dupla de Iturama.

O Minas ao Luar é uma iniciativa de difusão cultural que completará 429 apresentações públicas neste sábado em sua 17ª temporada. A itinerância pelas terras mineiras foi iniciada em 1994 e alcançou 16 anos de existência ininterrupta. “O mote seresteiro do evento compreende - mais que um grupo de modalidades musicais - o cultivo da música popular de qualidade, isto é, melodias e letras bem feitas, de bom gosto, e que expressem as experiências humanas do cotidiano, com romantismo e beleza”, informam os organizadores.

A maior parte das festividades alusivas à data ficará centrada no dia 23, segunda-feira. A programação será iniciada às 5h com uma Alvorada com a Banda Municipal Santa Rosa de Lima. Às 8h serão hasteadas as bandeiras do Brasil, do Estado de Minas Gerais e do Município de Iturama, na Praça Santa Rosa.

A missa em ação de graças pelo aniversário será celebrada pelo padre Cidinho na Paróquia Santa Rosa, às 9h, e será seguida pela inauguração do coreto da Praça Santa Rosa, às 10h.

Casa da Memória

A inauguração do prédio e do mobiliário da Casa da Memória “Professora Aldeni Janones” representa o resgate da história e um marco cultural, já que o espaço será o primeiro museu de Iturama. A entrega oficial será 11h do mesmo dia, na Avenida Rio Grande, número 534.

Iluminação

A iluminação central da Avenida Campina Verde, via que passou por uma revitalização completa, será entregue à comunidade às 18h.

Amistoso

Antes da inauguração da iluminação da Campina Verde, às 15h30 Iturama receberá uma equipe de Mirassol para um amistoso de futebol. O local da partida de futebol será o Estádio do IEC - Iturama Esporte Clube “Acir Joaquim de Queiroz”.

“Gera Prêmios”

A programação do dia 23 será encerrada às 19h, com o “IPTU Gera Prêmios”, na Praça Santa Rosa de Lima. Pela iniciativa são premiados os contribuintes que estão em dia com o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano, uma forma também de ampliar a captação de recursos que são voltados para o desenvolvimento de ações em importantes setores, como por exemplo, o da Educação.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: 34 – 3411 9512