Saiba sobre a AIDS ou SIDA

Saiba sobre a AIDS ou SIDA

O que é a Aids?

A Aids ou SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença causada por um vírus que ataca o sistema imune das pessoas, assim, tem-se o aparecimento de doenças oportunistas.

Como ela é transmitida?

É transmitida pelo vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus) por meio de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas com um portador do vírus que está com carga viral detectável, sendo assim, ela é considerada uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível). Também pode ser transmitida, pode ocorrer por meio de material perfuro cortantes contaminados com sangue de alguém soropositivo, como alicates, agulhas, entre outros. Há casos de transmissão vertical de mãe soropositiva (sem tratamento) para o filho durante a gestação (BRASIL, 2016). 

E se o preservativo romper ou esquecer-se de usar, o que fazer?

Caso ocorra a exposição de risco, ou seja, não tenha utilizado preservativo na relação sexual ou ocorreu o rompimento, temos a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e deve ser realizadas nas primeiras 72 horas do contato suspeito (BRASIL, 2018), quanto antes melhor! Procure o Pronto Socorro para este atendimento e o médico fará sua conduta.

Qual é a forma de prevenção mais convencional?

A prevenção para essa infecção é o uso do preservativo em todas as relações sexuais, além da testagem para IST’s com periodicidade, e esses testes são disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde.

A prevenção do HIV é apenas por meio do preservativo?

Não, também temos a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) que é uma estratégia de prevenção utilizada para pessoas em situação frequente de risco de adquirir essa infecção e essa exposição de risco for recorrente, lembre-se a PrEP deve ser associada ao uso do preservativo (BRASIL, 2018). 

Uma pessoa soropositiva com tratamento adequado e carga viral indetectável pode transmitir o vírus?

Com o tratamento adequado e acompanhamento no CTA e, a carga viral estiver indetectável, a pessoa soropositiva não transmite mais o vírus do HIV, vivendo com qualidade de vida e exercendo suas funções normalmente (BRASIL, 2018). 

Todo portador do HIV tem Aids?

Ter HIV não significa que irá desenvolver a doença em decorrência do vírus, que é a AIDS, hoje existem várias alternativas de antirretrovirais disponíveis pelo SUS, o que torna improvável o desenvolvimento da doença (BRASIL, 2018).

BRASIL, Ministério da Saúde. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) de Risco à Infecção pelo HIV. Brasília: Ministério da Saúde, 2018.

 

 

Brasil. Ministério da Saúde. Cuidado integral às pessoas que vivem com HIV pela Atenção Básica: manual para a equipe multiprofissional. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.