Secretaria de Saúde realiza 1º Passeio ciclístico para o dia do diabético

WhatsApp Image 2017-06-20 at 22.16.14Acontece neste domingo, o 1º Passeio Ciclístico de combate a Diabetes.

A ideia é conscientizar a população sobre os riscos da doença e os benefícios que os exercícios físicos possuem no enfrentamento a essa doença e outras enfermidades. A atividade terá início às 8h30, com saída da Praça do Santuário. Os participantes irão dar a volta em pontos estratégicos da cidade e encerrar o passeio em frente à Câmara Municipal.

Além disso, serão realizados testes de glicemia e aferição de pressão. A inscrição é gratuita. De acordo com o secretário de Saúde, Juliano Dantas, mais de 1.500 pessoas no município possuem a doença e recebem tratamento gratuito. Mas ele ressalta que a diabetes é silenciosa e por isso a necessidade de campanhas de conscientização. “O diagnóstico precoce é uma grande ferramenta para o combate da diabetes. Quem já possui a doença ou para os pacientes que por ventura não saibam é necessário sempre uma rotina de exercícios físicos e alimentação saudável”, afirmou.

A enfermeira Aparecida Helena da Silva, educadora em saúde do município, também destacou que um dos objetivos do evento é justamente chamar a atenção das pessoas e realizar testes para diagnosticar novos pacientes. “Quando o paciente descobre a diabetes e propõe a fazer o tratamento, levar uma vida regrada por alimentação balanceada e atividades físicas, certamente a qualidade de vida continua a mesma”, finalizou.