Tradição Seresteira - Iturama receberá Minas ao Luar no dia 21

Evento fará parte do calendário de festividades de aniversário

do município e será apresentado na Praça do Santuário

minhas_0411

Divulgação

A Praça do Santuário será o cenário, no dia 21 de agosto, a partir das 21h, de um dos projetos mais importantes do Estado de Minas Gerais quando a ideia é a preservação da tradição seresteira: o Minas ao Luar, iniciativa de difusão cultural promovida pelo SESC/MG (Serviço Social do Comércio – Minas Gerais), que no município terá a parceria da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Cultura.

O evento fará parte do calendário das festividades comemorativas de aniversário da cidade - 23 de agosto -, quando completará 429 apresentações públicas em sua 17ª temporada. A itinerância pelas terras mineiras foi iniciada em 1994 e alcançou 16 anos de existência ininterrupta.

“Entende-se que o mote seresteiro do evento compreende - mais que um grupo de modalidades musicais -, o cultivo da música popular de qualidade, isto é, melodias e letras bem feitas, de bom gosto, e que expressem as experiências humanas do cotidiano, com romantismo e beleza”, informam os organizadores.

O evento caracteriza-se pela apresentação de repertório do cancioneiro musical popular tradicional, de todos os tempos, a cargo de músicos e grupos musicais profissionais contratados.

“A média histórica de público tem se mantido em torno de 5.000 pessoas por apresentação. O menor público verificado esteve em torno de 1.000 participantes e o maior, em torno de 20.000 pessoas. O público característico do evento estende-se a todas as faixas etárias, inclusive notadamente crianças e jovens, embora haja certa preponderância de participação de pessoas adultas, com idade que variam entre vinte e cinco e 80 anos, ou mais.”

Em cada localidade, montam-se, em espaços públicos adequados, o palco cenográfico, camarim, equipagem de som e iluminação – profissionais -, além de barracas de comidas e bebidas, estandes promocionais, e outros materiais e adereços destinados à exposição de marcas das instituições participantes e ao apuro estético do conjunto físico. As montagens iniciam-se com antecedência de, pelo menos 36 horas antes da apresentação do evento.

minaslua_0291

Ainda segundo os organizadores, toda a estrutura física e transporte de pessoal e equipamentos ficam a cargo de empresas profissionais contratadas. Em cada apresentação do evento são envolvidos até 36 pessoas, entre artistas, coordenador executivo, locutor, músicos, cenógrafo, eletricista, operadores de som e luz, montadores e carregadores, motoristas, monitores, segurança, etc.

Com exceção da coordenação executiva do evento – que é exercida por funcionário do SESC/MG -, todas as demais pessoas em serviço são dos quadros das empresas contratadas, em cada área: palco cenográfico, cenografia, sonorização e iluminação, transporte de cargas, transporte de pessoal, segurança, etc.

A hospedagem e a alimentação do pessoal em serviço, em cada localidade, ficam a cargo do parceiro local – Prefeitura de Iturama -, que também assume as instalações elétricas especiais necessárias à alimentação dos aparelhos elétricos e eletrônicos empregados, além de outros apoios logísticos eventualmente necessários.

MINAS AO LUAR em ITURAMA

LOCAL: Praça do Santuário