Três frentes de trabalho atuam na manutenção de áreas públicas

Nesta quarta-feira, servidores municipais estão no bairro Antônio Bráulio, na Praça do Santuário e nas proximidades do antigo Matadouro Municipal

Foto: Aldair de Lima                        Manutenção na Praça do Santuário

Para manter os espaços públicos sempre limpos e devidamente conservados, equipes da Prefeitura de Iturama, sob coordenação do secretário municipal de Recursos Humanos, Ademir José de Freitas, trabalham continuamente.

Nesta quarta-feira, dia 17 de novembro, três frentes atuam em diferentes pontos, focando as manutenções no bairro Antônio Bráulio, na Praça do Santuário e nas proximidades do antigo Matadouro Municipal, local que também contará com o plantio de novas mudas por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura.

Além da capina mecânica é feita a química, esta ideal para o controle das pragas e estendida a trechos de calçadas. Segundo Freitas, a meta é que a comunidade tenha locais públicos sempre bem adequados para o lazer e evitar possíveis proliferações de escorpiões, caramujos e do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

“Nas localidades nas quais atuamos, além da capina, sempre recolhemos todo o tipo de lixo ou entulho, o que é extremamente eficaz para evitar uma série de problemas como casos de dengue, por exemplo, sobretudo, neste período chuvoso”, ressalta. Assim que concluídas as áreas trabalhadas nesta quarta-feira, as equipes da Prefeitura farão a cobertura dos prédios públicos.

“É sempre bom lembrar que a parceria da comunidade é muito importante para que os nossos objetivos sejam atingidos. É preciso que todos se conscientizem que o lixo deve ser devidamente destinado, assim como os entulhos resultantes de construções e reformas. Além do descarte correto dos resíduos sólidos, é necessário que as pessoas denunciem atos de vandalismo contra o patrimônio público.”

Dengue

Paralelamente, equipes do Centro de Controle de Zoonoses realizam o “Mutirão de Limpeza Contra a Dengue – Controle do Mosquito Aedes aegypti”, iniciado na última semana. A ação foi levada hoje ao Distrito de Alexandrita.

Para o dia 18, esta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Educação organiza uma ampla passeata pelas principais ruas de Iturama para alertar a comunidade sobre a importância de eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti: todos os objetos que possam acumular água.

Elizandra Manfrim Magossi