Ferrovia Norte/Sul - Anunciado lançamento do trecho de extensão que passará por Iturama

Posição estratégica e trabalho conjunto viabilizam canteiro de obras para o município; geração de emprego e crescimento da economia são ressaltados

IMG_2392

Foto: Aldair de Lima

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), o Cláudio Burrinho, recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 13 de janeiro, equipes da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A e da Tiisa Triunfo Iesa Infraestrutura S.A - responsáveis pela execução da obra de extensão da Ferrovia Norte/Sul entre União de Minas e Estrela D’Oeste, passando por Iturama -, o deputado federal Aelton Freitas (PR), o prefeito de União de Minas, João de Freitas Leal (PP), parlamentares ituramenses, secretários municipais e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Edivaldo Pádua de Lima (Tibil), quando foi anunciado à imprensa do município, em coletiva no gabinete, o início do lote 5 da ferrovia, com 142 quilômetros de trilhos, obra de R$ 500 milhões.

A iniciativa é considerada um dos marcos históricos da região pela ampla possibilidade de desenvolvimento econômico em que está atrelada, sendo que Iturama é uma das cidades de maior importância estratégia entre os estados de Goiás e São Paulo, município que também abrigará um amplo canteiro de obras.

O gestor de contratos da Tiisa, Conrado Faria de Albuquerque, responsável pelo trecho do lote 5, explica que a obra deverá ser concluída em 24 meses com a geração de até 4 mil vagas de emprego diretos, 1,5 mil a mais do que previsto inicialmente. Quando estimadas as vagas indiretas, o número poderá chegar a 8 mil.

“Há demanda por operadores de máquina, topógrafos, motoristas e para vários outros cargos. Toda a triagem será feita em parceria com os municípios e a meta é que os trabalhadores comecem a atuar entre os meses de fevereiro e março. O canteiro de obras que será montado aqui em Iturama será implantado em área disponibilizada pela Prefeitura do município (anexo à Escola Municipal “Agrícola Alípio Soares Barbosa”), estrutura que poderá ser utilizada para o desenvolvimento de projetos para atender a comunidade assim que concluído o trecho de extensão.”

O desenvolvimento que virá com a ferrovia foi um dos assuntos ressaltados por ele. “Verificamos que as regiões que já foram contempladas com a ferrovia tiveram 100% de crescimento. Com o transporte modal mais efetivo unimos várias regiões pelas quais passam o progresso. Nesta região não será diferente.”

A coletiva foi acompanhada por sete vereadores de Iturama: Nilson Conceição de Oliveira (PMN), Marciel Jesus Ferreira (PMN), Adelvan Donizeti Freitas Borges (PTN), Alex Sandro Gonçalves Santos (PSC), Cidinha Longo (PR), Dr. Cristino Ferreira de Urzedo (PTB) e Januário Francisco de Andrade (PTB), que focaram o ganho que a comunidade terá, sobretudo, com a geração de emprego.

Na oportunidade, também ressaltaram que o projeto apenas pôde ser viabilizado pela parceria formada pelo prefeito Cláudio Burrinho, Câmara Municipal, empresas responsáveis pela obra e o deputado Aelton Freitas, um dos articuladores que possibilitaram a inclusão da região na extensão do lote 5 que, inicialmente, atenderia outras cidades.

Durante a entrevista, o prefeito de União de Minas, João de Freitas Leal, considerou que com a ferrovia a região poderá vivenciar o amplo desenvolvimento, sobretudo, pela otimização do sistema de transporte ferroviário de cargas. “Este é um motivo de alegria para nós. Sabemos do empenho do prefeito Cláudio Burrinho e quero parabenizá-lo pelo trabalho realizado.”

IMG_2406

O deputado Aelton focou a importância da ferrovia, que interligará o Brasil do Oiapoc ao Chuí. “O que é produzido nas mais diferentes regiões do Brasil passará por aqui e trará o progresso. No ano passado o município foi beneficiado com recursos do Somma, para infraestrutura no Amazonas e dr. Diógenes de Souza, e com o PAC 2, que possibilitará neste ano 100% de pavimentação asfáltica no Distrito de Alexandrita. Teremos, agora, a ferrovia e vamos buscar o porto hidroviário. Na educação, a previsão é que em 2011 tenha vestibular para dois ou três cursos pelo campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro de Iturama – projeto de R$ 8 milhões. Iturama está no caminho certo e tenho certeza que Cláudio Burrinho será o melhor prefeito que a cidade já teve.”

O prefeito Cláudio Burrinho diz ter buscado, juntamente com sua equipe e apoio parlamentar, a inclusão de Iturama nas obras de extensão dos trilhos e também o canteiro de obras pela importância estratégica do município. “Aproveitamos a localização favorável entre Goiás e São Paulo para trazermos mais esta conquista para cá. Em curto prazo isso representa mais empregos para a nossa comunidade e, consequentemente, melhor qualidade de vida. Em longo prazo, uma linha férrea que impulsionará toda a economia do município e região. Hoje Iturama pensa grande. Conseguimos muitas conquistas e vamos trabalhar para trazer várias outras até o fim do nosso mandato (2012).”

Aproveitou a oportunidade para agradecer a todos aqueles empenhados em projetos desenvolvidos em Iturama, como por exemplo, o deputado Aelton que intermediou recursos para a pavimentação dos bairros Bom Sucesso, Madalena e Nossa Senhora de Fátima, para a construção da Unidade Básica do São Miguel, entre outros projetos.

Elizandra Manfrim Magossi