Iturama e Alexandrita realizam campanha de proteção aos Direitos da Criança e Adolescente

MG 2201
Dia 18 é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e caminhadas de conscientização foram realizadas em Iturama e Alexandrita.

Equipes do
Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Prefeitura do Município, com a participação de alunos e professores das Escolas municipais, APAE, Objetivo e Anglo participaram da caminhada de Iturama que teve início as 07h30m da Praça João XXIII (Paulinho da Sorveteria) com destino à Praça do Santuário.

Em Alexandrita, a caminhada aconteceu no período da tarde, iniciando as 13h30m, saindo da Escola Estadual Dom Alexandre, percorrendo a Avenida principal e finalizando na Praça de Santa Rita de Cássia.

Ao concluir o trajeto da caminhada na sede e também no Distrito, a vice prefeita Cidinha Longo falou da importância da campanha para garantir a integridade e os diretos das crianças e dos adolescentes. “É nosso dever proteger as nossas crianças e adolescentes. Por isso, estamos participando dessa campanha e chamando atenção da sociedade para zelar por esses direitos. A participação da família, escola e sociedade é de suma importância.” Cidinha, também agradeceu todos os parceiros que abraçaram a campanha e conduziu a oração do Pai Nosso pedindo paz e proteção.

As escolas participantes abraçaram a campanha e orientaram os alunos na confecção de cartazes e faixas que foram utilizados nas caminhadas.

Vale destacar, que na ultima quarta-feira (16), foi realizado Blitz de Conscientização com distribuição de folders com dicas de como denunciar eventuais abusos contra menores.

Segundo o Paulo Henrique Neres de Aquino presidente do Conselho Tutelar de Iturama, a campanha estimula a notificação e denúncia dos casos, que na maioria das vezes ocorrem dentro da própria família. “O abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes têm reflexo direto na saúde da vítima, principalmente no aspecto mental. Os sinais mais frequentes são relacionados à mudança de comportamento, pois eles se tornam pessoas retraídas, que preferem o isolamento. Na fase escolar, as vítimas diminuem o rendimento de forma visível. Daí a importância de trabalharmos essa questão juntamente com a família e as escolas”, afirmou o conselheiro.

Também participaram da caminhada em Iturama o Major Cipriano, comandante da 3°Cia Independente e o Adriano Pichioni, Secretário de Desenvolvimento Social do município.

O prefeito Anderson Golfão, conhecedor da importância dessa campanha, ofereceu todo suporte para o sucesso da realização.

A proposta do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Para alertar sobre os casos suspeitos, os cidadãos podem utilizar o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e o aplicativo Proteja Brasil, os principais canais de denúncia de violações de direitos humanos do país.

Confira todas as fotos nesses dois links --->
Iturama e Alexandrita

Confira os dois videos feitos da caminhada nesses links abaixo

Iturama