Padaria Artesanal de Alexandrita pode ser transformada em cooperativa

Meta do prefeito Cláudio Burrinho é atender toda a comunidade carente do Distrito; atualmente, assistidos pelo Bolsa Família são os beneficiados

Foto: Aldair de Lima

O prefeito de Iturama, Cláudio Tomaz de Freitas (PSC), o Cláudio Burrinho, juntamente com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Rogério Oliveira de Freitas, acompanhou na manhã desta quarta-feira as atividades da Padaria Artesanal do Distrito e Alexandrita: o “Mãos na Massa”, projeto reestruturado pela atual gestão. Na oportunidade, manifestou a meta de transformar a iniciativa em uma cooperativa.

Após ter funcionado por três meses na última gestão para atender apenas às crianças beneficiadas pelo Bolsa Família, a iniciativa é retomada e ampliada para assistir também aos demais integrantes das famílias inseridas no Programa. “É com grande satisfação que hoje (quarta-feira) estamos aqui - um dia depois de termos anunciado obras de pavimentação e recapeamento que deverão ser estendidas em 2011 para 100% das vias de Alexandrita, além do abastecimento de água e tratamento de esgoto -, para acompanhar de perto um trabalho tão importante para centenas de famílias. Hoje todos os integrantes das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família passam a receber o seu pãozinho, alimento que faz parte da dieta do povo brasileiro.”

São cerca de 300 pãezinhos confeccionados e distribuídos nas segundas, quartas e sextas-feiras. O objetivo é que haja um crescimento gradativo, passando para a produção diária de 400 pães. “Queremos ainda transformar o projeto em cooperativa para abastecer todo o Distrito de Alexandrita, principalmente, as mesas das famílias mais carentes. Para nós esta é uma satisfação muito grande”, ressalta o prefeito.

O secretário Rogério explica que a cada 15 dias a Prefeitura de Iturama fornece todos os produtos necessários para a confecção dos pães. “Hoje são cinco voluntárias que estão fazendo um ótimo trabalho. À medida que os beneficiários do Bolsa Família for aumentando, vamos atender a demanda com produção também crescente, inclusive com outros tipos de produtos, como por exemplo, bolos e broas. Para isso, as voluntárias já foram treinadas. Devemos buscar ainda parcerias para que mais pessoas possam nos auxiliar na execução do projeto.”

Voluntariado

Célia Cristina da Silva, uma das voluntárias da Padaria Artesanal de Alexandrita, conta que assim que começou a fazer o curso de capacitação já imaginava a padaria em funcionamento. “Chegamos aqui 4h da manhã e sempre que estamos trabalhando na Padaria nos esquecemos dos problemas lá de fora. Este trabalho voluntário é muito importante para nós. Sabemos que mais pessoas estão interessadas em participar e para elas indicamos o curso de capacitação.” As demais voluntárias são Lerinda Josefa de Brito Martins, Maria Conceição da Silva Santos, Sidilete Pereira dos Santos e Vanessa Aparecida da Silva, todas moradoras do Distrito de Alexandrita.

Assistidos

Os senhores Níveo e Nazira são dois dos beneficiados pelo projeto. “Em casa são três pessoas e não temos condições de comprar o pão todos os dias. Este projeto está sendo muito importante para nós”, conta ele. “Graças a Deus a Padaria existe em Alexandrita. Em casa somos em cinco pessoas, todas satisfeitas com a iniciativa”, finaliza ela.

Elizandra Manfrim Magossi

Ronei Alves