Posto Avançado é elevado à Vara do Trabalho

Transferência da estrutura de Congonhas para Iturama é anunciada na manhã desta sexta-feira pelo prefeito Cláudio Burrinho e pelo juiz Alexandre Chibante
Aline Carvalho

IMG_7502

Prefeito em entrevista na presença do juiz Chibante e do vereador Januário de Andrade

A transferência da 2.ª Vara do Trabalho da cidade de Congonhas para Iturama, aprovada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3.ª Região nesta quinta-feira, 7 de outubro, foi assunto abordado pelo prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, o Cláudio Burrinho, e pelo juiz federal do Trabalho, dr. Alexandre Chibante, na manhã desta sexta-feira, no gabinete do administrador municipal. Ambos consideravam a medida, que eleva o Posto Avançado da JT à Vara do Trabalho, como uma conquista obtida por meio da luta integrada entre o Poder Público e a OAB.

Segundo Chibante, para que o Posto Avançado passe a funcionar como Vara do Trabalho, uma estrutura mais complexa, os esforços serão voltados a partir de agora para a adaptação administrativa, de mobiliário e pessoal. “Não temos uma data precisa a partir da qual ocorrerá a mudança na prática, mas temos, inclusive, uma área já cedida pela Prefeitura de Iturama para que comesse a operar. Sabemos que tudo que ficou sob responsabilidade do município foi prontamente resolvido, agora, aguardamos a resolução de pendências que cabem à União.”

Para o prefeito Cláudio Burrinho, a vinda da Vara para Iturama agilizará todo o trabalho dos advogados que, atualmente, têm que se desdobrar entre o município e Ituiutaba e, com a elevação, terão condições de melhorar ainda mais os serviços prestados.

“Desde que assumimos a Prefeitura iniciamos o nosso trabalho para atender aos mais diferentes setores. É com grande satisfação que recebemos a notícia da vinda da Vara do Trabalho para Iturama. Hoje conseguimos concretizar mais um sonho.”

Vendaval

Na oportunidade, Cláudio Burrinho agradeceu a todas as pessoas empenhadas em prestar auxílio à comunidade, após os estragos provocados pelos fortes ventos, seguidos de chuva e granizo, na noite desta quarta-feira, 6 de outubro. “Logo depois do vendaval e também na manhã seguinte disponibilizamos o nosso ginásio de Esportes para, eventualmente, atender às famílias. Quero agradecer à Polícia Militar, na pessoa do major Ivan José Tavares, pela seriedade com que atuou nas ocorrências.”

O grande número de árvores que foram derrubadas por ventos de até 120 quilômetros por hora fez com que o prefeito retomasse um assunto considerado polêmico: a revitalização das principais avenidas e espaços públicos de Iturama, com a troca de algumas das espécies atuais de árvores por outras consideradas mais adequadas, por serem de porte menor, de eficiente oxigenação e boa ornamentação.

Debate

“Este é um assunto que temos de debater com a sociedade. Não temos como prever acontecimentos como este e é por isso que há a necessidade de nos atentar para medidas de prevenção. Durante o processo de revitalização da Avenida Campina Verde, entregue no aniversário de Iturama, em 23 de agosto, profissionais da nossa equipe já nos alertavam para eventuais problemas em decorrência de algumas espécies estarem condenadas. Como Poder Público, buscamos evitar acidentes e garantir a segurança da comunidade. Isso nos levou ao replantio naquela localidade.”

Dr. Chibante manifestou apoio ao prefeito no que diz respeito à necessidade da revitalização. “Ocorrência como esta mostra o que acontece quando não tomamos cuidado com a natureza. O prefeito Cláudio Burrinho tem razão de se preocupar com medidas preventivas.” Lembrou ainda que os estudos são realizados por profissionais das áreas de engenharia e agronomia, que são os mais indicados para apresentar quais mudanças devem ser feitas.

Elizandra Manfrim Magossi

Tel: (34) 3411 9512