Prefeito Claudinho Burrinho lança pedra fundamental da Praça do Antônio Bráulio

Estrutura com academia a céu aberto deverá ser

uma das mais modernas do Triângulo Mineiro

Marco Antônio Silva

O prefeito Cláudio Tomaz de Freitas (PSC) lançou oficialmente, na manhã de ontem, a pedra fundamental da Praça do Bairro Antônio Bráulio, espaço que deverá ser um dos mais modernos do Triângulo Mineiros. Durante toda esta semana, a equipe da empresa vencedora da licitação, a Construtora Via Terra, terraplanou os 5.440 metros quadrados que incluirão quatro áreas para lanchonete, academia ao ar livre, quiosque grande para jogos, pista de caminhada e quadra.

Serão investidos R$ 380 mil, sendo R$ 250 mil direcionados pelo Ministério do Turismo, repasse viabilizado pelo deputado federal Gilmar Machado (PT), e contrapartida de R$ 130 mil da Prefeitura de Iturama.

“Priorizamos por trabalhar pelas comunidades de bairros que foram esquecidos pelas últimas administrações, como por exemplo, o Antônio Bráulio e o Bom Sucesso. Pela atuação integrada com deputados de diferentes partidos, vamos fazer de Iturama uma cidade diferente.”

O prefeito lembrou da importância dos investimentos em lazer e esportes para a melhoria da qualidade de vida. “Tenho certeza que esta será uma das praças mais bonitas de todo o Triângulo Mineiro. Teremos em apenas um local aparelhos de academia, uma pista para caminhada de 4,7 metros e quiosque para uma série de atividades. A comunidade poderá se exercitar de maneira adequada, isso totalmente de graça, melhorando seu condicionamento físico.”

Na oportunidade, lembrou ainda de outras iniciativas voltadas ao lazer e à prática de esportes em andamento no município. “Construímos a primeira etapa do Ginásio Poliesportivo da Avenida Alexandrita, a quadra poliesportiva do Dr. Diógenes de Souza e estamos quase concluindo a revitalização do canteiro central da Avenida Campina Verde, projeto que será estendido às principais avenidas do nosso município.”

O diretório municipal do PT em Iturama foi representado por Ubaldo de Assis, presidente, dona Maria Clara Faria de Souza, vice-presidente, e por Joaquim Honório de Souza. Eles ressaltaram a importância da atuação integrada entre o prefeito Cláudio Burrinho, Gilmar Machado e demais parlamentares que atuam para a liberação de recursos para Iturama.

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Vagner José Ferreira, informou que enquanto vereador, entre 2005 e 2008, período em que Cláudio Burrinho também integrou o Legislativo Municipal, por várias vezes solicitou a implantação do projeto no bairro Antônio Bráulio. “Agora se tornará realidade graças à atuação do prefeito Cláudio.”

O engenheiro responsável pela Construtora Via Terra, João Venceslau Borges Silva, o Lalau, explicou que a obra será concluída em quatro meses. “Quero parabenizar o prefeito Cláudio pela iniciativa de trazer este moderno projeto a Iturama.”

Educação

Em entrevista à imprensa, Cláudio Burrinho falou também sobre as ações realizadas no setor da educação. “Investimos cerca de R$ 2,2 milhões por ano com bolsas e transporte dos universitários, mas não vamos parar por aí. Sabemos de todo o empenho do governo Lula (PT) para facilitar o acesso dos brasileiros ao ensino universitários e, junto com Aelton Freitas (PR), que é da nossa base, Gilmar Machado e demais parlamentares que trabalham por Iturama, vamos atuar para que o campus da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) seja uma realidade.”

O vereador Nilo Pádua (PSDB), presente no lançamento da obra do bairro Antônio Bráulio, também ressaltou a integração de Cláudio Burrinho com lideranças de diferentes partidos para o desenvolvimento de projetos voltados para atender à comunidade. “Com parceria que temos com os deputados Gilmar Machado, Aelton, Narcio e Zé Maia (PSDB), com certeza traremos a extensão da UFTM para Iturama. Esta é uma questão de representatividade.”

Sobre a obra da praça com academia a céu aberto, ressaltou que valorizará todo o bairro Antônio Bráulio e aproveitou para deixar um recado para a comunidade. “Todos devem cuidar do patrimônio público, porque é integrado por obras voltadas para a comunidade. Devem ainda evitar eventuais danos, quando necessário, até mesmo solicitando o auxílio da polícia.”

Elizandra Manfrim Magossi