Alunos da Rede Municipal de Ensino de Iturama desenvolvem trabalhos em homenagem aos 300 anos de Minas Gerais

A história dos 300 anos de Minas Gerais foi abordada de forma interdisciplinar no PET –Plano de Estudo Tutorado. Esse trabalho faz parte de uma série de iniciativas realizadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e adotada pela Secretaria Municipal de Educação de Iturama em comemoração ao tricentenário do estado, celebrado em dezembro.

O material trouxe conteúdos de diferentes eixos que foram abordados nas atividades escolares, a exemplo de características do estado como arquitetura, tiveram liberdade para trabalharem especificidades de cada localidade, de cada região e usar o PET - Minas 300 anos como norteador. A apostila, subsidiou as ações com os alunos, professores e a comunidade escolar em geral.

Assim, os 300 anos de Minas Gerais, que foi comemorado na quarta-feira (02/12), serviu de incentivo para que as escolas da rede pública municipal de Iturama trabalhassem temas diversos acerca do estado de Minas Gerais. Incentivados pela data e tendo como base a edição especial do Plano de Estudo Tutorado (PET), feito para celebrar o marco histórico, professores desenvolveram várias atividades que resultaram em lindos trabalhos feitos pelos alunos.

Os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental escreveram lindas cartas falando sobre o estado de Minas Gerais e suas maravilhas. Já os alunos dos Anos Iniciais fizeram lindos desenhos representando o nosso estado em sua dimensão e beleza.

Grandes descobertas aconteceram através da leitura do PET, das lembranças, de cada conversa com familiares e amigos, ou de pesquisas em diferentes fontes. Os alunos responderam de forma dinâmica e criativa, o que o Estado de Minas Gerais representa e em forma de desenho e ou carta homenagearam Minas Gerais e encantaram com tantas produções lindas.

Para compartilhar com vocês as percepções e saberes dos alunos sobre o Estado de Minas Gerais, estamos apresentando alguns textos e desenhos recebidos.

Alunos que tiveram seus trabalhos selecionados pelas referidas escolas e enviadas à SME de Iturama-MG.

Categoria desenho- Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Valesca Tuffengdjian- Modelo IV- Técnico em Agricultura
Rosa Lorena dos Santos- Módulo II - Técnico em Agricultura
Lauane Vitória da Silva- 7 º Ano –

Parabéns às Escolas Municipais: Agrícola Alípio Soares Barbosa, João Ribeiro Rosa, Santa Rosa, Dalva Barbosa Garrido e Maria de Queiroz Barbosa que nos enviaram belíssimos trabalhos.

Secretaria Municipal de Educação de Iturama-MG

Por Luzia Magna Soares Alvarenga