Associação de Famílias Autistas 'Além do Olhar' inaugura sala de Acolhimento

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), classificado no DSM5 como um transtorno do neurodesenvolvimento, se manifesta ainda na infância, acarretando dificuldades nas dimensões sociocomunicativas e comportamentais.

Pesquisas divulgadas no final de 2022 apontam que 1 a cada 36 crianças estão dentro do espectro. Assim, é cada vez maior o número de famílias que recebem o diagnóstico de autismo e se veem inseridas em um universo de mistérios e desafios. Em Iturama, essas famílias se uniram e, a partir deste encontro, foi fundada a Associação “Além do Olhar”.

E, nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, um importante passo foi dado na história da associação e das famílias de Iturama e região que vivem o autismo: foi inaugurada a “sala de acolhimento”, ponto de partida para a início do projeto “AMO – Acolher Mães e Ouvi-las”.
O espaço, que fica na Rua Ituiutaba, em anexo à Prefeitura, permitirá oferecer suporte e orientação às famílias frente aos desafios diários impostos pelo autismo.

Clique aqui e veja a coletiva de imprensa, momento em que fez uso da palavra Daniela Rodrigues, presidente da Associação, o prefeito Cláudio Burrinho, o vice-prefeito Olegário Lima, além de vereadores e autoridades presentes.

texto: W.A. Mídia